Exterior

Governo de Portugal decreta novo lockdown

Governo de Portugal decreta novo lockdown
Crédito da foto: Fábio Rogério (7/5/2020)

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou ontem a imposição de uma série de medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus. O anúncio acontece no mesmo dia em que o País renovou recorde diário de casos da doença, com mais de 4 mil diagnósticos entre sexta-feira e ontem.

Entre as normas, Costa informou que estabelecimentos comerciais terão que fechar antes das 22h e restaurantes só poderão funcionar com grupos limitados a seis pessoas, até 22h30. Eventos e celebrações com mais de seis indivíduos serão proibidos e as empresas terão que estabelecer um plano para o trabalho remoto. “Vai ser um mês muito duro”, antecipou o líder português, em entrevista coletiva.

O premiê acrescentou que as ações entrarão em vigor para 121 municípios que abrangem 70% da população portuguesa, incluindo Lisboa. Os locais são aqueles que tiveram mais de 240 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Leia mais  Conheça histórias de mulheres que, pelos séculos, estudam os astros

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também havia anunciado restrições à circulação de pessoas na Inglaterra até 2 de dezembro para suprimir a curva epidemiológica.

Do outro lado do Atlântico, os Estados Unidos tiveram na sexta-feira 99.321 registros de Covid-19, com 1.030 mortes, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkings. (André Marinho – Estadão Conteúdo)

Comentários