Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo de Portugal decreta novo lockdown

01 de Novembro de 2020 às 00:01

Governo de Portugal decreta novo lockdown Crédito da foto: Fábio Rogério (7/5/2020)

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou ontem a imposição de uma série de medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus. O anúncio acontece no mesmo dia em que o País renovou recorde diário de casos da doença, com mais de 4 mil diagnósticos entre sexta-feira e ontem.

Entre as normas, Costa informou que estabelecimentos comerciais terão que fechar antes das 22h e restaurantes só poderão funcionar com grupos limitados a seis pessoas, até 22h30. Eventos e celebrações com mais de seis indivíduos serão proibidos e as empresas terão que estabelecer um plano para o trabalho remoto. “Vai ser um mês muito duro”, antecipou o líder português, em entrevista coletiva.

O premiê acrescentou que as ações entrarão em vigor para 121 municípios que abrangem 70% da população portuguesa, incluindo Lisboa. Os locais são aqueles que tiveram mais de 240 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também havia anunciado restrições à circulação de pessoas na Inglaterra até 2 de dezembro para suprimir a curva epidemiológica.

Do outro lado do Atlântico, os Estados Unidos tiveram na sexta-feira 99.321 registros de Covid-19, com 1.030 mortes, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkings. (André Marinho - Estadão Conteúdo)