Buscar no Cruzeiro

Buscar

Furacão Isaías varre as Bahamas e segue rumo à Flórida

31 de Julho de 2020 às 21:53

Furacão Isaías varre as Bahamas e segue rumo à Flórida Moradores da cidade de Hato, na República Dominicana, tentam resgatar seus pertences após fortes chuvas causadas durante a tempestade Isaias. Crédito da foto: Erika Santelices / AFP (31/7/2020)

O enorme furacão Isaías castiga, nesta sexta-feira (31), o sul das Bahamas e segue em direção à Flórida no fim de semana. Justamente em um momento em que o estado do sudeste dos Estados Unidos registra números recordes de mortos por coronavírus pelo quarto dia consecutivo.

A Flórida, o segundo estado mais afetado pela pandemia depois da Califórnia, alcançou nesta sexta-feira um novo recorde ao registrar 257 mortos por coronavírus para um total de 6.843 óbitos e 470.386 infectados. A isto se soma a expectativa pela chegada do Isaías, que sopra com ventos máximos de 120 Km/hora ao sudeste das Bahamas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

No momento, o fenômeno é classificado como uma tempestade grande de categoria 1, com ventos que se estendem por até 335 Km de seu centro. "É possível um fortalecimento hoje (sexta-feira), e se espera que o Isaías se mantenha com força de furacão nos próximos dias", escreveu o NHC, com sede em Miami.

À espera do furacão

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, anunciou na noite de quinta-feira (30) um relaxamento das medidas estritas de confinamento pela pandemia para permitir que os moradores se preparassem para o furacão. No entanto, advertiu: "Não usem este período de preparação para socializar e visitar amigos ou familiares". "Estamos em meio a uma pandemia e se não agirmos de maneira responsável, as consequências podem ser graves", disse em conferência de imprensa.

Isaías passará pelo centro do arquipélago das Bahamas na noite de sexta e pela região leste da península da Flórida na tarde de sábado ou no domingo. É o primeiro furacão a passar pelas Bahamas desde que o Dorian, de categoria 5, destruiu no ano passado duas de suas ilhas ao parar por três dias sobre o arquipélago.

Isaías deixou na quinta-feira muitas inundações e deslizamentos em sua passagem por Porto Rico, além de árvores e postes caídos, casas alagadas e milhares de pessoas sem eletricidade. "Se estão vendo isto, por favor, necessitamos ajuda!", implorou um homem de Mayagüez, no oeste da ilha, em um vídeo onde mostrava a sua família sobre um automóvel, enquanto a água subia e tomava a casa.

Um furacão em meio à pandemia

Enquanto isso, o estado americano da Flórida, já devastado pela pandemia e com os hospitais sobrecarregados, prepara-se para o golpe do furacão Isaías provavelmente como categoria 2, ou seja, com ventos de mais de 154 km/h.

Setores da costa oriental da Flórida estão em alerta de furacão, em particular em torno da região de Palm Beach, 115 km ao norte da turística Miami. Espera-se que o resto da costa sudeste receba ventos de tempestade tropical no fim de semana.

O governador Ron DeSantis informou em coletiva de imprensa ter declarado emergência nos condados da costa leste do estado. Mas a tormenta virou ligeiramente a oeste, entrando no mar, e agora não se espera um golpe direto na península da Flórida.

DeSantis também recomendou à população que "permaneça vigilante" pediu aos moradores para garantirem que "tenham um plano de comida, água e remédios para sete dias". Já o prefeito de Miami-Dade, Carlos Giménez, disse que o condado possui 20 abrigos que ainda não foram ativados.

[irp posts="166905" ]

 

Giménez disse que, em caso de os abrigos serem necessários - instalados normalmente em ginásios escolares -, as pessoas que testarem positivo para o coronavírus serão albergadas nos salas de aula, uma área que geralmente não se habilita. "Sim, temos que tomar precauções adicionais devido ao Covid-19", disse, informando que foram distribuídas máscaras e desinfetantes.

Os centros de testagem para a Covid-19 na Flórida estão fechados desde quinta-feira até que seja seguro reabri-los, já que as estruturas de campanha podem não resistir aos ventos de uma tempestade tropical. (AFP)