Buscar no Cruzeiro

Buscar

Franceses protestam contra lei de segurança

29 de Novembro de 2020 às 00:01

Franceses protestam contra lei de segurança Em Paris, os protestos acabaram em confronto com a polícia. Crédito da foto: Thomas Coex / AFP

Milhares de pessoas foram às ruas ontem em toda a França para protestar contra um projeto de lei de segurança, considerado uma mordaça por seus críticos, em atos marcados por confrontos entre manifestantes e policiais em Paris. O governo diz que 130 mil pessoas foram às ruas, já os organizadores da chamada “Marcha das Liberdades”, afirma que foram 500 mil. A maioria das manifestações contra este texto -- que restringiria o direito de filmar a polícia -- transcorreu em calma, mas em Paris, onde pelo menos 46.000 pessoas foram às ruas, segundo cifras do Ministério do Interior, estouraram confrontos violentos ao cair da noite. O governo falou que 37 policiais ficaram feridos nos confrontos em que houve ao menos 46 detenções.

Segundo o projeto de lei, a pena para quem publicar vídeos de policiais pode chegar a um ano de prisão e multa de até US$ 54 mil. O governo alega que o dispositivo pretende proteger a polícia de mensagens de ódio e pedidos de morte nas redes sociais, com revelações sobre detalhes de sua vida privada. Mas os críticos afirmam que muitos casos de violência policial ficariam impunes se não fossem gravados pelas câmeras dos jornalistas ou pelos telefones dos cidadãos. Casos de violência policial esta semana atiçaram o debate e transformaram uma decisão política em uma autêntica crise para o governo do presidente Emmanuel Macron. (AFP)