Buscar no Cruzeiro

Buscar

Forte terremoto sacode Venezuela e assusta população

21 de Agosto de 2018 às 20:15

venezuela-terremoto População evacuou os prédios por causa do tremor. Crédito da foto: Federico Parra / AFP

Um forte terremoto sacudiu na tarde desta terça-feira (21) a Venezuela, provocando pânico na população, sem que até o momento tenham sido reportadas vítimas ou danos.  De acordo com a Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (FUNVISIS), o tremor foi registrado às 17h31 locais (18h31 de Brasília), quando milhares de pessoas saíam do trabalho.

Segundo o instituto de sismologia local, o tremor atingiu magnitude 6,3, enquanto o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) atribuiu ao terremoto magnitude 7,3. 

O epicentro foi situado 19 km a sudeste de Yaguaraparo, estado de Sucre, 400 km a leste de Caracas.

A Funvisis informou que a profundidade foi de 0,1 km. Já o USGS comunicou uma profundidade de 123,2 km. "Foi sentido em vários estados do país (...). A esta hora não há notícias de vítimas. Estamos fazendo uma avaliação de danos", declarou o ministro do Interior, general Néstor Reverol.

[irp]

As redes sociais foram inundadas por mensagens de alarme, especialmente de habitantes da região de Caracas, pouco habituada a este tipo de fenômeno. Na zona da capital vivem cerca de quatro milhões de pessoas. "Fazemos um apelo à calma. Temos ativadas as equipes de avaliação de riscos", declarou Reverol em mensagem na TV estatal.

Os dois últimos terremotos fortes na Venezuela foram registrados em 29 de julho de 1967, de magnitude 6,7 em Caracas, com mais de 200 mortos, e 9 de julho de 1997, de 7 graus, em Cariaco (Sucre), com 73 mortos. (AFP)