Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ex-presidente argentina Cristina Kirchner é processada por juiz federal

17 de Setembro de 2018 às 17:21

Cristina Kirchner foi processada no caso conhecido como "Cadernos dos Subornos.” Crédito da foto: Alberto Pizzoli/ AFP

O juiz federal argentino Claudio Bonadio processou a senadora e ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, por fazer parte de uma associação ilícita que cobrava propinas a empresários que ganhavam contratos com o país no caso conhecido como "Cadernos dos Subornos". De acordo com a agência de notícias Associated Press e com a imprensa local argentina, Bonadio também pediu pela prisão preventiva da ex-presidente, mas o Senado precisa aprovar a detenção da senadora, já que ela possui foro privilegiado.

Bonadio considerou Cristina Kirchner como uma das organizadoras da associação ilícita junto com seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, e o ex-ministro de Planejamento Federal Julio De Vido. Também foram processados uma dezena de ex-funcionários kirchneristas e empresários de setores como obras públicas, energia e transporte. Entre os empresários processados está Angelo Calcaterra, primo do atual presidente da Argentina, Maurício Macri.

[irp posts="10502" name="Residência de Cristina Kirchner é revistada em Buenos Aires"]

Bonadio condenou Cristina Kirchner pelos crimes de "associação ilícita na qualidade de chefe, admissão de presentes em 22 atos e suborno passivo em cinco atos" entre 2003 e 2015, período que inclui os mandatos de Cristina e de Néstor Kirchner. O juiz também decretou o bloqueio de 4 bilhões de pesos (o equivalente a quase US$ 100 milhões). (Victor Rezende - Estadão Conteúdo)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos