Buscar no Cruzeiro

Buscar

Evo Morales vence a eleição na Bolívia no primeiro turno

24 de Outubro de 2019 às 22:07

Evo Morales vence a eleição na Bolívia no primeiro turno Evo Morales durante campanha em Cochabamba, na Bolívia. Crédito da foto: STR / AFP (24/10/2019)

Evo Morales venceu a eleição na Bolívia no primeiro turno. A informação foi dada nesta quinta-feira (24) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 99,97% dos votos apurados, Morales tinha 47,07%. Já o opositor Carlos Mesa, 36,51%.

Em reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta quinta-feira (24), em Washington, o ministro da Justiça da Bolívia, Hector Arce Zaconeta, lembrou que a Constituição prevê um vencedor se ele tiver votação acima dos 40% e 10 pontos porcentuais a mais que o segundo colocado.

Almagro diz que Bolívia deve esperar auditoria

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse nesta quinta-feira (24) que a Bolívia deve esperar por uma auditoria do bloco regional nas eleições presidenciais para declarar os resultados finais. A contagem dos votos do pleito realizado no domingo, no qual o presidente Evo Morales busca um quarto mandato consecutivo, gerou violentos protestos da oposição por acusações de fraude e provocou uma greve em várias cidades do país.

Durante uma sessão do Conselho Permanente da OEA - solicitada pela Bolívia ao seu chanceler Diego Pary para informar sobre o processo eleitoral - Almagro disse que o próprio Morales fez durante uma conversa por telefone o convite para que a agência regional realizasse uma auditoria da contagem oficial.

OEA

Almagro acrescentou que a secretaria-geral da OEA concordou com o pedido na terça-feira, depois que Pary emitiu uma solicitação para "verificar a transparência e legitimidade" do processo. "A secretaria-geral entende que, se o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) convida essa organização a realizar trabalhos para verificar a legitimidade desses resultados, esses resultados não deverão ser considerados legítimos até que o processo de auditoria solicitado seja concluído", afirmou Almagro.

O diplomata lembrou que Morales informou nesta quinta durante uma coletiva de imprensa que respeitará os resultados do TSE. Os trabalhos de auditoria serão abordados "com estrita adesão ao respeito à vontade da população expressa em sufrágio e à Constituição", disse Almagro, exortando os bolivianos a "evitar confrontos" e aguardar os resultados "em paz". (Redação e AFP)

[irp posts="23403" ]