Buscar no Cruzeiro

Buscar

EUA eleição: disputa definida em seis estados

02 de Novembro de 2020 às 08:42

Eleições EUA. Crédito da foto: AFP.

As eleições presidenciais de terça-feira (3) nos Estados Unidos se reduzem a alguns estados cruciais, que decidirão a disputa entre o democrata Joe Biden e o presidente republicano Donald Trump.

Trump assegurou a vitória em 2016 ao triunfar na Flórida, Pensilvânia, Michigan, Carolina do Norte, Wisconsin e Arizona - quatro destes estados votaram no democrata Barack Obama em 2012.

O candidato democrata à presidência, Joe Biden, lidera por uma média de 3,2 pontos percentuais nestes estados, segundo a média das pesquisas do RealClearPolitics (RCP). Caso os demais 44 estados do país votem como fizeram há quatro anos, Biden poderia vencer apenas com triunfos na Flórida e Pensilvânia, os dois maiores territórios decisivos. A seguir um resumo da disputa nos seis estados decisivos.

Pensilvânia

O estado natal de Biden tem o maior peso eleitoral no 'Rust Belt' (Cinturão da Ferrugem), uma região do centro-norte do país marcada pelo declínio industrial na última década. Os numerosos partidários de Trump fazem campanha de porta em porta nos subúrbios das grandes cidades.

No campo democrata, o ex-presidente Barack Obama fará sua primeira aparição na campanha eleitoral na próxima semana em um evento na Filadélfia para apoiar seu ex-vice-presidente. A Pensilvânia tem múltiplas regiões socioeconômicas e Biden investiu grandes recursos de publicidade no estado.

As grandes cidades da Pensilvânia certamente votarão em Biden, enquanto o oeste rural e o centro conservador devem apoiar Trump. Para os dois, vencer nos subúrbios das cidade e no nordeste do estado é fundamental. Média da RCP: Biden vence por 4,3 pontos percentuais.

Michigan

Michigan se inclinou por pouco a favor de Trump em 2016 e este ano a briga é acirrada. Trump visitou o estado dos Grandes Lagos com a promessa de uma economia grandiosa, mas os eleitores estão preocupados com o impacto da pandemia de coronavírus e a resposta do presidente. A governadora democrata Gretchen Whitmer enfrentou diversas vezes Trump e os fechamentos obrigatórios para evitar contágios provocaram a fúria dos conservadores.

Manifestantes armados protestaram diante da sede do governo estadual há alguns meses e integrantes de um grupo de extrema direita foram detidos recentemente por planejar o sequestro da governadora. RCP: Biden vence por 6,1 pontos percentuais.

Wisconsin

Em 2016, a democrata Hillary Clinton optou por não fazer campanha na terra dos laticínios dos EUA e foi castigada pelos eleitores. Neste ano, os democratas se concentraram em Wisconsin, escolhendo o estado como sede de sua convenção nacional, mas o evento aconteceu de forma virtual por causa da pandemia de covid-19.

Trump e Biden fizeram campanha no estado e o vice-presidente Mike Pence e a companheira de chapa de Biden, Kamala Harris, também visitaram Wisconsin.

PCR: Biden vence por 6,6 pontos percentuais.

Flórida

O "Sunshine State" é o maior dos estados conhecidos como 'pendulares'. Os republicanos estabeleceram uma defesa feroz na Flórida, que tem rápido crescimento populacional, indústria agrícola forte e é o lar de muitos aposentados. Mas os democratas acusam seus rivais de suprimir o acesso ao voto, especialmente em comunidades com pessoas negras.

A enorme população latina do estado será chave, e as pesquisas mostram que ela está menos alinhada com o lado democrata do que em 2016. Ao mesmo tempo, as pessoas mais velhas têm se afastado de Trump devido a sua gestão da pandemia. A maioria dos especialistas afirmam que a Flórida é decisiva para Trump: se ele perder no estado, provavelmente perde a Casa Branca. RCP: Biden vence por 0,8 ponto percentual.

Carolina do Norte

O estado tradicionalmente conservador escolheu Trump há quatro anos, mas agora o resultado é incerto. O governador da Carolina do Norte é um democrata que recebeu elogios por sua resposta à pandemia. Os republicanos escolheram o estado como sede de sua convenção nacional, mas o encontro terminou acontecendo em grande parte por videoconferência. PCR: Biden vence por 0,3 ponto percentual.

Arizona

Arizona é um reduto republicano há décadas, mas seu eleitorado está mudando, com uma comunidade latina em crescimento e um fluxo de californianos progressistas. Os eleitores conservadores apreciam os esforços de Trump para restringir a imigração e construir um muro na fronteira com o México.

Mas Trump reduziu suas chances ao criticar de maneira repetida o falecido senador John McCain, que representou Arizona em Washington e ainda ocupa um lugar de destaque na política estadual. A viúva de McCain, Cindy McCain, anunciou apoio a Biden. RCP: Biden vence por 1,1 ponto percentual.