Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escolas públicas de Nova York serão fechadas até o final do ano escolar

11 de Abril de 2020 às 17:28

Pandemia de coronavírus Pessoa caminha em New Jersey e, ao fundo, o sol de esconde entre os edifícios de Manhattan. Crédito da foto: Johannes Eisele / AFP (11/4/2020)

As escolas públicas da cidade de Nova York ficarão fechadas até o final do ano letivo devido ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito neste sábado (11), embora o governador do estado tenha esclarecido posteriormente que a decisão final é dele e deve ser tomada em coordenação com a região metropolitana.

"Fechar nossas escolas públicas pelo resto do ano (escolar) não é fácil, mas é necessário salvar vidas", disse De Blasio ao anunciar a decisão "dolorosa" em uma entrevista coletiva. A medida afeta 1,1 milhão de crianças e jovens nas escolas públicas da cidade, que têm tido aulas on-line desde 16 de março.

De Blasio disse que tomou a decisão após uma conversa que teve na noite de sexta-feira (10) com Anthony Fauci. Ele é o principal cientista do governo dos EUA na luta contra a Covid-19.

No entanto, o governador Andrew Cuomo, antigo rival do prefeito - embora ambos sejam democratas -, disse pouco depois que a decisão sobre quanto tempo as escolas deveriam ser fechadas corresponde a ele. Ela deve ser tomada em coordenação com o restante da área metropolitana, e idealmente próximo aos estados vizinhos de Nova Jersey e Connecticut.

"Você não pode tomar uma decisão apenas para a cidade de Nova York sem coordenar com toda a região metropolitana, porque tudo funciona em conjunto", disse Cuomo a repórteres.

Questionado se ele tem o poder legal de fechar as escolas de Nova York, ele respondeu: "É minha autoridade legal nessa situação, sim". "Entendo a posição do prefeito, que quer fechá-las até junho, e talvez façamos isso, mas faremos em coordenação com as outras localidades", acrescentou.

Nesse caso, as escolas seriam reabertas em setembro, para o início do novo ano escolar.

'Temos razão'

"A reação do governador à nossa decisão de fechar escolas lembra como ele reagiu quando o prefeito pediu o isolamento da população do vírus", disse o porta-voz de De Blasio, Freddi Goldstein.

"Estávamos certos naquele momento e estamos certos agora. As escolas permanecerão fechadas, da mesma maneira que eventualmente - dias depois - passamos a um modelo de isolamento", acrescentou Goldstein em sua conta no Twitter.

Cuomo, na segunda-feira passada, estendeu o fechamento de todas as escolas do estado para 29 de abril e disse que não haverá nova decisão imediata sobre o assunto. O número de mortos pela Covid-19 continua a aumentar na Big Apple e ultrapassa 5.800. Mais de 92 mil moradores da cidade foram infectados.

Nas últimas 24 horas, o estado registrou 783 mortes, pouco menos do que o recorde da semana passada, de 799. O número "está se estabilizando, mas a um ritmo horrível", disse Cuomo.

Mais afetado pela pandemia

No estado de Nova York, o mais afetado pela pandemia nos Estados Unidos, "o número de hospitalizações parece ter atingido o ápice, e o ápice parece ser um platô", disse Cuomo. "Todos os números estão em uma curva descendente".

[irp posts="238369" ]

 

O estado de Nova York, com 19 milhões de habitantes, já registra mais de 170 mil casos de coronavírus - mais que Itália, Espanha ou França - e mais de 8.627 mortes, de acordo com o último balanço oficial.

O prefeito De Blasio também informou que 6 mil adultos solteiros que vivem em abrigos para sem-teto na cidade de Nova York - um terço do total - serão transferidos para hotéis. O objetivo será "garantir que as pessoas que precisam ficar isoladas estejam isoladas". (AFP)