Buscar no Cruzeiro

Buscar

Egito anuncia descoberta de 14 sarcófagos de 2.500 anos

20 de Setembro de 2020 às 18:27

Os 14 sarcófagos foram descobertos no fundo de um poço na necrópole de Saqqara, no Egito. Crédito da foto: Ministério Egípcio de Antiguidades / AFP (25/08/2020)

As autoridades egípcias anunciaram, neste domingo (20), que 14 sarcófagos com cerca de 2.500 anos foram encontrados no sudoeste do Cairo. As antiguidades estavam no fundo de um poço na necrópole de Saqqara.

Esta nova descoberta, ocorrida na sexta-feira (18), soma-se à de outros 13 sarcófagos encontrados há uma semana. Todas as antiguidades estavam neste mesmo local, informou o Ministério de Antiguidades em um comunicado.

Localizado a 25 km ao Sul das pirâmides do planalto de Gizé, o sítio de Saqqara é uma vasta necrópole. No local, se destaca a famosa pirâmide de degraus do Faraó Djoser, a primeira da era faraônica.

Este monumento, construído por volta de 2.700 a.C. pelo arquiteto Imhotep, é considerado uma das obras mais antigas do mundo. As imagens bem preservadas do sarcófago mostram motivos marrons e azuis, bem como numerosas inscrições hieroglíficas.

[irp posts="141580" ]

 

Descobertas

Nos últimos anos, as autoridades egípcias têm anunciado descobertas arqueológicas com bastante frequência. A medida, entre outros objetivos, visa reavivar o turismo.

Muito importante para a receita do país, o setor se viu bastante afetado, tanto pela instabilidade política, quanto pelos ataques posteriores à revolução de 2011, a qual derrubou Hosni Mubarak do poder. Mais recentemente, a pandemia da Covid-19 se somou a essa lista. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos