Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeiro com mais de 100 casos de coronavírus atraca no Uruguai

11 de Abril de 2020 às 00:01

O desembarque dos passageiros australianos e neozelandeses começou na noite desta sexta-feira (10). Crédito da foto: Pablo Porciuncula / AFP

O cruzeiro australiano Greg Mortimer, com mais de 100 casos de coronavírus a bordo, atracou nesta sexta-feira (10) no porto de Montevidéu, no Uruguai, para iniciar a evacuação de passageiros, que embarcaram em um avião médico com destino a Melbourne.

Cerca de 110 australianos e neozelandeses desembarcaram do navio que estava ancorado nas águas uruguaias por duas semanas, com mais de 200 pessoas a bordo, das quais 128 deram positivo para coronavírus, de acordo com o proprietário do navio. De acordo com o cronograma da operação divulgada pelo governo uruguaio, às 21h30 começaria a descida dos passageiros e eles viajariam de ônibus para o Aeroporto Internacional de Carrasco com uma forte escolta policial.

Uma vez no terminal aéreo, subiriam direto em um Airbus A340, programado para partir para a Austrália à 1h40 deste sábado (11).

A evacuação foi programada “sob rigorosas medidas sanitárias”, para que os passageiros não passassem pelas áreas da imigração nem manejassem bagagem.

O governo uruguaio considerou que todos os que estavam no navio de cruzeiro estariam contaminados pela Covid-19. O avião foi organizado por áreas de risco, “com passageiros sentados de acordo com os resultados dos testes e o nível de atendimento necessário”, afirmou a companhia de navegação australiana Aurora Expeditions, proprietária do navio, em comunicado divulgado ontem.

Após a evacuação, mais de 80 tripulantes e cerca de vinte passageiros americanos e europeus ainda ficarão no navio. A empresa de transporte informou que está trabalhando em opções de voos charter para poder retornar todos para suas casas. (AFP)