Vale um lugar no G4
Os dois times somam 37 pontos, mas o Verdão tem um jogo a menos; quem perder pode ficar até dez pontos atrás do líder São Paulo. Crédito da foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras (23/8/2020)
Santos e Palmeiras se enfrentam hoje (5), às 17h, na Vila Belmiro, em um clássico que pode colocar o vencedor no G4 do Campeonato Brasileiro e deixar o perdedor até dez pontos atrás do líder. A partida reúne dois rivais com a mesma pontuação (37 pontos) e em situação similar pela expectativa de, no meio de semana, iniciarem os confrontos pelas quartas de final da Copa Libertadores.
O Peixe encara na quarta-feira (9) o Grêmio, em Porto Alegre; um dia antes (8), o Palmeiras enfrenta no Paraguai o Libertad. A proximidade com os jogos não deve levar os times a poupar jogadores -- em um claro recado de que a derrota pode significar o título brasileiro mais distante.
Quem perder o clássico pode ver o líder, São Paulo, abrir dez pontos de diferença caso vença em casa o Sport, domingo, no Morumbi. Portanto, a vitória é fundamental para não permitir tamanho distanciamento. O resultado positivo ainda valerá a presença no grupo dos quatro primeiros colocados.
Para o Santos, a cobrança para vencer é maior porque o time não ganhou clássicos nesta temporada. Foram seis partidas disputadas Diante do Palmeiras no primeiro turno, a equipe perdeu por 2 a 1, no Morumbi. “O jogo contra o Palmeiras é um clássico, um jogo grande, sem favorito. A gente espera uma partida muito brigada, disputada do início ao fim”, disse o atacante Lucas Braga.
Uma preocupação santista é melhorar a defesa. O time sofreu gols nos quatro últimos compromissos. A grande aposta do técnico Cuca é na ótima fase de Marinho. O atacante tem 13 gols e é o vice-artilheiro do Brasileirão, atrás apenas de Thiago Galhardo.
O Palmeiras vem de uma sequência de 11 gols nas três últimas vitórias seguidas. O momento positivo tem apenas como baixa recente o caso confirmado de Covid-19 do técnico Abel Ferreira. Entre os jogadores, o volante Patrick de Paula machucou a coxa direita e também está fora.
O time tem um problema para montar justamente o setor de marcação no meio-campo, pois não há volantes à disposição para a partida. Danilo e Gabriel Menino estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e Ramires rescindiu o contrato recentemente. Uma alternativa pode ser escalar o zagueiro Luan na função.
A grande aposta será no atacante Gabriel Veron. Uma das maiores revelações recentes do clube, o jogador de 18 anos marcou duas vezes contra o Delfín, pela Copa Libertadores, no meio de semana, e foi bastante elogiado pelo técnico.
Os outros jogos de hoje (5) são: às 17h, Botafogo x Flamengo, no Engenhão; às 19h, Bahia x Ceará, na Fonte Nova, e Fluminense x Athletico-PR, no Maracanã; e Coritiba x Red Bull Bragantino, às 21h, no Couto Pereira. (Ciro Campos - Estadão Conteúdo)
SANTOS x PALMEIRAS
Santos - John Victor; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Lucas Braga e Kaio Jorge. Técnico: Cuca
Palmeiras - Weverton; Mayke, Gómez, Kuscevic e Viña; Luan, Zé Rafael e Lucas Lima; Rony, Gabriel Veron e Willian. Técnico: Vitor Castanheira
Árbitro - Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Horário - 17h
Local - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)