Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento termina o 1º turno a cinco pontos de sair da zona do descenso da Série C

06 de Outubro de 2020 às 00:01

Série C se complica O empate do Azulão com o Ituano e a vitória do São José sobre o Ypiranga pioraram a situação dos sorocabanos. Crédito da foto: Neto Bonvino / Bento TV (2/10/2020)

O São Bento ainda não venceu na Série C do Campeonato Brasileiro e a situação se complica na zona do rebaixamento. Com a vitória do São José (RS) no sábado (3), por 2 a 1, sobre o Ypiranga (RS), o Bentão está cinco pontos atrás do Ituano, o primeiro time fora do Z2.

Na última sexta-feira (2), os sorocabanos empataram com a equipe de Itu, por 0 a 0, e chegaram aos cinco pontos, permanecendo na nona colocação do Grupo B. É a mesma pontuação do lanterna Boa Esporte (MG).

O empate na nona rodada fechou o primeiro turno da competição. Agora, restam mais nove partidas para o Azulão buscar a permanência na terceira divisão nacional. Para isso acontecer, a campanha terá que ser próxima à perfeição.

Em 2015 e 2016, Guaratinguetá e Macaé (RJ), respectivamente, se livraram do descenso com 16 pontos. Essas foram as menores pontuações que um clube atingiu para fugir da zona da degola nos últimos cinco anos.

Normalmente, para se manter na Série C, os clubes atingem pelo menos 20 pontos. Ou seja, o São Bento precisaria conquistar 15 pontos em nove rodadas. Isso significa ter um aproveitamento acima dos 60% no returno. Hoje, é de 18% dos pontos disputados.

O início do segundo turno será no dia 15 de outubro, às 20 horas, contra o São José (RS), em Sorocaba. Ainda em outubro, enfrentará o Brusque (SC), no dia 18, fora de casa; e o Criciúma, dia 26, no Estádio Walter Ribeiro (CIC).

Em novembro, o Azulão viaja para o Rio Grande do Sul para encarar o Ypiranga no dia 1º. Recebe o Londrina, no dia 7, e o Tombense, no dia 14. Na sequência, a tabela marca duas partidas como visitante: Volta Redonda (RJ), no dia 21, e Boa Esporte (MG), dia 28.

A última rodada será contra o Ituano, mas a data ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Toda a campanha na primeira parte do campeonato foi dividida com a briga por volta à elite do Campeonato Paulista.

Agora, com o acesso já garantido, durante o returno da Série C, o nacional será a única competição que o São Bento irá disputar. Algumas mudanças devem acontecer no elenco e a briga será por manter o clube na terceira divisão, em 2021.

“Vamos trazer alguns jogadores para não cair na Série C. Não adianta falar em classificação, a gente tem que sair do descenso e vamos precisar trazer mais cinco jogadores. Temos 33 (jogadores) e vamos ficar com 26”, esclareceu o técnico beneditino Edson Vieira. (Zeca Cardoso)