Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seguir ou pular fase? Decisão sai nesta quarta-feira (15)

14 de Abril de 2020 às 00:01

Seguir ou pular fase? Decisão será amanhã Timão fica de fora se etapa de grupos terminar como está. Crédito da foto: Agência Corinthians

“Não existe nenhuma chance de o Campeonato Paulista, em suas diferentes divisões, ser encerrado fora de campo por causa da pandemia do coronavírus.” Quem garantiu isso foi o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos. “Apesar de alguns não acreditarem ou não quererem, os campeonatos que já começaram vão terminar. Mas não sabemos quando”, afirmou nesta segunda-feira (13) o dirigente durante entrevista a emissoras de TV.

Para Carneiro Bastos, os campeonatos estaduais são mais fáceis de serem concluídos porque os jogadores e equipes não precisam necessariamente usar aeroportos para viajarem, devido às distâncias pequenas entre uma cidade e outra. “O estadual é a competição mais fácil de terminar, apesar de sabermos que vamos enfrentar enormes dificuldades. O futebol de São Paulo e os clubes são cumpridores dos seus compromissos”, comentou.

Nesta quarta-feira (15), os representantes dos 16 clubes que disputam o Paulistão vão participar de uma reunião virtual com membros da FPF para iniciar a discussão sobre o futuro do campeonato. A situação das séries A2 e A3 será discutida nos dias seguintes

Faltam duas rodadas para terminar a primeira fase do Paulistão. De acordo com a classificação atual, Ponte Preta e Água Santa estariam rebaixados. Já Santos, Oeste, Santo André, Palmeiras, São Paulo, Mirassol, Red Bull Bragantino e Guarani formariam as quartas de final.

Ideias e incertezas

Algo que tem sido sugerido por alguns dirigentes é a possibilidade de retomar os jogos dentro de algumas semanas com portões fechados ou limite de pessoas nos estádios, como está sendo estudado na Alemanha e em outros países europeus. Apenas jornalistas e membros das equipes teriam acesso aos estádios.

Outro plano é levar as partidas para cidades do interior em que há poucos registros de casos do novo coronavírus relatados. A sugestão não é bem vista pelos grandes clubes, por acreditarem que desnivelaria a competição e causaria confusão com seus programas de sócio-torcedor, que pagam para assistir aos jogos no estádio de seus times. Uma terceira alternativa é o cancelamento das duas últimas rodadas da fase de grupos, levando o atual G8 diretamente para o mata-mata. Com isso, o Corinthians, por exemplo, estaria eliminado.

Palmeiras, São Paulo e Santos pretendem se unir também na luta para que o Paulistão não atrapalhe a preparação do trio na Libertadores. Jogos no exterior geralmente exigem que as equipes façam viagens com antecedência, o que atrapalharia o calendário. E a coisa ficará ainda mais complicada se o Campeonato Brasileiro também estiver em andamento. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)