Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento já está em desvantagem no Campeonato Brasileiro

07 de Julho de 2020 às 00:03

Atletas beneditinos permanecem inativos desde março. Crédito da foto: Fábio Rogério (24/2/2020)

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, afirmou, no domingo (5), que a Série C do Campeonato Brasileiro iniciará no dia 8 de agosto, juntamente com a Série B. A decisão atende ao desejo dos clubes da terceira divisão nacional, que na semana passada enviaram um documento à confederação pedindo o início da competição juntamente com as primeiras divisões do futebol brasileiro. O São Bento foi signatário do ofício.

Porém, o clube sorocabano está afastado de jogos e treinamentos há mais de 100 dias. Além disso, apenas as atividades essenciais estão liberadas na cidade. O presidente beneditino, Márcio Rogério Dias, também já afirmou que não existe recurso para bancar os protocolos sanitários.

O preparador físico do time, Cléber Vaz, em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul publicada no domingo (5), opinou que seria necessário uma pré-temporada de um mês para condicionar os atletas. Se a data for confirmada, em 33 dias o Bentão entrará em campo.

Além dos problemas para encontrar um local de treinamento, já que em Sorocaba não é permitida a atividade pelo poder público, é preciso adequação às medidas de segurança e preparar os jogadores. Os adversários do Azulão, em sua maioria, estão em atividade.

Na Série C, o São Bento está no Grupo B, ao lado de: Ituano, Volta Redonda (RJ), Boa Esporte (MG), Tombense (MG), Londrina (PR), Brusque (SC), Criciúma (SC), São José (RS), e Ypiranga (RS).

O Volta Redonda treina normalmente e, inclusive, já disputou três partida pelo Campeonato Carioca. Em Santa Catarina, Brusque e Criciúma estão em plena atividade e entraram em campo nesta semana para o reinício do campeonato estadual.

No Rio Grande do Sul, São José e Ypiranga também já realizaram os treinamentos em pequenos grupos, apesar das restrições do governo estadual. É a mesma situação do Boa Esporte, em Minas Gerais, que retornou aos trabalhos há mais de 30 dias.

O outro clube mineiro, a Tombense também vive uma realidade similar. São práticas em pequenos grupos, com trabalhos na academia e também no campo. Com a liberação da Prefeitura de Itu, o Ituano iniciou os treinos físicos no dia 1º de julho.

Desde o dia 16 de março, o Londrina está com todas as suas atividades coletivas suspensas e realizando os treinamentos online. A situação persistirá até a definição da retomada do campeonato paranaense.

Na primeira fase, a terceira divisão nacional é disputada por dois grupos de 10 equipes, que se enfrentam dentro de suas chaves em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. Nessa etapa, os confrontos também serão de ida e volta, dentro das chaves. Os dois primeiros de cada grupo garantem o acesso à Série B de 2021, enquanto os líderes irão disputar uma final para definir o campeão da competição. (Zeca Cardoso)