Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento estreia neste sábado (8) na Série C do Campeonato Brasileiro

07 de Agosto de 2020 às 00:01

São Bento estreia neste sábado (8) na Série C do Campeonato Brasileiro Após 126 dias de paralisação, o goleiro Lucas Macanhan voltou a treinar no dia 21 de julho. Crédito da foto: Divulgação / Neto Bonvino / Bento TV

O São Bento fará neste sábado a primeira partida após a paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus. O confronto será contra o São José (RS), fora de casa, às 15h, pela Série C do Campeonato Brasileiro. A retomada aos treinamentos aconteceu no último dia 21, após 126 dias longe das atividades em grupo.

Os jogadores seguiram com atividades individuais, comandadas pelo preparador físico Cléber Vaz. Agora, a ansiedade para a partida bate à porta. “Um pouco ansioso para voltar a jogar. Acredito que nenhum dos jogadores, desde que se profissionalizaram, ficaram tanto tempo assim, sem poder desempenhar a sua função. Agora é manter a tranquilidade, tentar errar o mínimo possível”, comentou o goleiro Lucas Macanhan.

E errar é algo que preocupa ainda mais os atletas da sua posição. Qualquer falha pode custar pontos importantes para o clube. Por isso, a atenção neste momento inédito na carreira é muito maior nos treinamentos. “É claro que preocupa. Converso bastante com o Celinho (preparador de goleiros). A gente dá ênfase no que achamos que seja mais importante: reação, tempo de bola e bastante situação de jogo”, explicou o camisa 1 beneditino.

Apesar do elenco do Bentão ter mantido os treinos individuais, existe uma defasagem física em função do longo período afastado das práticas rotineiras aos jogadores de futebol. Por isso, a parte física teve uma atenção maior no início da retomada. “É claro que não vamos conseguir chegar na melhor forma, mas o máximo que conseguirmos chegar disso vai nos ajudar na competição”, comentou.

O duelo da estreia na terceira divisão nacional será no CT Hélio Dourado, que pertence à base do Grêmio, em Eldorado do Sul (RS). O local do confronto foi alterado por conta das restrições aos jogos na cidade de Porto Alegre. Inicialmente, a partida seria no Estádio Francisco Novelleto Neto, casa do Zequinha, que tem gramado sintético. Com a mudança, Lucas Macanhan terá uma preocupação a menos no retorno ao futebol.

“Era uma preocupação sim. É muito diferente, e saber que será em um campo com gramado (natural) como trabalhamos todos os dias, nos dá uma tranquilidade para trabalhar e para pensar na partida de uma outra maneira”, analisou o goleiro.

Reforços

Durante a paralisação, o elenco do São Bento perdeu cinco jogadores: os zagueiros Flávio Boaventura e Victor Sallinas, o volante Doriva, o meia Wellington Bruno e o atacante Diego Tavares. Até o momento, três atletas foram contratados: dois zagueiros, Márcio e Marcelo, e o atacante Sávio, que foi reemprestado pelo Grêmio, após retornar ao clube gaúcho em maio.

O clube sorocabano ainda segue no mercado e busca mais reforços para a sequência da competição. (Zeca Cardoso)