São Bento

Olhando para o futuro

Kayan é uma das ‘crias’ da base do São Bento que se destaca
Olhando para o futuro
O meia de 20 anos ‘subiu’ ao o grupo adulto no início do ano para ganhar rodagem em campo. Crédito da foto: Neto Bonvino / Bento TV (16/2/2021)

Investir nas categorias de base é praxe para os grandes clubes do futebol brasileiro. A formação de jovens jogadores não serve apenas para servir ao time profissional, mas também para incrementar as finanças com a venda de atletas para o mercado da bola.

As categorias menores das equipes do interior, como é o caso do São Bento, tendem a sofrer por conta da escassez dos recursos financeiros. Apesar disso, tal investimento pode ser a salvação do caixa desses times. E os sorocabanos almejam chegar nesse ponto.

Atualmente, são sete jogadores formados no Bentão entre os profissionais. Dentre eles, um dos que mais estão se destacando durante a pré-temporada é o meia Kayan. Aos 20 anos, o jovem que nasceu em Registro (SP) chegou em Sorocaba para o time sub-20 em 2018 e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019 e 2020, além do Campeonato Paulista de 2019.

Leia mais  Grupo B: veja quem está na mesma chave do São Bento no Paulistão

No início do ano, passou a integrar o plantel profissional. Apesar de tímido diante dos repórteres, o meia já está integrado ao time de cima.
“É muito bom. Os caras (mais experientes) brincam e é bom porque te deixa mais à vontade. Eu que cheguei agora ao profissional ainda tinha aquele receio de não conhecer todos os jogadores, mas fui muito bem recebido por todos”, pontuou a cria da base beneditina.

Durante a pré-temporada, Kayan participou de três dos cinco jogos-treinos disputados até aqui. Com as característica de um camisa 10, o jogador também pode ser utilizado como um atacante de lado de campo, onde vem sendo mais aproveitado no momento. “Também posso ser utilizado, além da meia, como um ponta. Um cara atuando mais aberto no campo, jogando pela lateral”, comentou.

Leia mais  Como o São Bento chega para a disputa do Campeonato Paulista

Ele integrará a chamada Lista B no Campeonato Paulista, que conta com os jogadores formados dentro do clube. No primeiro semestre, as oportunidades não devem ser muitas, mas na segunda metade do ano a rodagem tende a ser maior. A ideia da direção beneditina é usar os garotos da base na Copa Paulista e também na Série D do Campeonato Brasileiro. Não apenas para expôr os jogadores ao mercado, mas pela diminuição de recursos para a montagem do novo elenco.

O São Bento estreará no Paulistão no dia 27 de fevereiro (sábado), às 16h30, contra o Mirassol, em Sorocaba. Será a abertura do principal estadual do País. (Zeca Cardoso)

Comentários