Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hora da matemática

25 de Novembro de 2020 às 00:01

Hora da matemática Expectativa é que o grupo repita a reação que o levou de voltar à elite paulista. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (20/9/2020)

Em mais um final de temporada, o São Bento está com a calculadora nas mãos para evitar um rebaixamento nacional. Na Série C do Campeonato Brasileiro, o Bentão ocupa a nona colocação do Grupo B, com 14 pontos, três a menos do que o São José (RS). Os gaúchos são o primeiro clube fora da zona do rebaixamento.

Até aqui, os sorocabanos conquistaram duas vitórias, oito empates e sofreram seis derrotas. Marcaram 12 gols e levaram 16. Um aproveitamento de 29% dos pontos disputados.

Para sobreviver na terceira divisão brasileira, o time de Sorocaba precisará vencer as duas partidas que ainda restam na competição. No sábado (27), enfrenta o Boa Esporte (MG), fora de casa. Os mineiros também estão no Z2, com os mesmos 14 pontos.

No fechamento da primeira fase da Série C, o adversário será o Ituano, no dia 5 de dezembro, no Estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba. Os ituanos estão brigando por uma vaga no mata-mata, já que são os segundos colocados, com 26 pontos.

Combinação de resultados

Mas além de vencer as próximas duas partidas, será necessário uma torcida contra os clubes que também brigam contra o descenso. São José (RS), que é o oitavo, e Criciúma (SC), o sétimo com 18 pontos, também precisam tropeçar.

Na próxima rodada, as equipes se enfrentam em Porto Alegre. Quem vencer, se livra do descenso. Um empate ou derrota ainda deixa a briga viva para o último ato da classificatória. O São José duela em casa com o Ypiranga (RS), que está na parte de cima da tabela.

Já o time catarinense enfrenta o conterrâneo Brusque (SC), líder da chave, em Criciúma. Em 2019, o São Bento também chegou ao final do ano brigando para não ser rebaixado em uma divisão nacional e o desfecho foi a queda na Série B.

Posturas diferentes

Apesar da semelhança entre as temporadas, internamente a situação é vista de uma maneira diferente. Principalmente pela postura dos atletas, como externou o capitão da equipe, Fábio Bahia, à rádio Cruzeiro FM 92,3.

“É diferente. (Os) Jogadores (de hoje) sentem mais, vestiram a camisa do São Bento de forma diferente. A briga é a mesma, mas o sentimento, a vontade de tirar o clube dessa situação é muito maior e de mais jogadores do elenco”, revelou o jogador.

Existe um voto de confiança da direção do clube ao técnico Edson Vieira e ao grupo de jogadores por conta da recuperação na Série A2 do Campeonato Paulista, que levou o clube de volta à elite estadual, e das diminuições salariais forçadas pela queda nas receitas durante a pandemia.

Tanto é tratado de uma perspectiva oposta à do ano passado, que a diretoria já renovou com 10 jogadores para a próxima temporada. De 2019 para o início de 2020, apenas três atletas foram mantidos no elenco. (Zeca Cardoso)