Buscar no Cruzeiro

Buscar

Goleiro do São Bento está liberado para o jogo contra o Brusque

12 de Agosto de 2020 às 00:01

Goleiro do São Bento está liberado para o jogo contra o Brusque Camisa 1 beneditino foi vetado antes da estreia na Série C por testar positivo em RT-PCR para Covid, mas está curado. Crédito da foto: Divulgação / Neto Bonvino / Bento TV

O goleiro do São Bento, Lucas Macanhan, está liberado para participar de treinamentos e da partida desta quinta-feira (13), às 20h, no Estádio Walter Ribeiro (CIC), contra o Brusque (SC), pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Vetado da estreia do São Bento por testar positivo para Covid-19, o jogador já havia contraído o vírus -- como apontou o exame realizado no retorno aos treinos no dia 20 de julho. A explicação foi dada pelo médico do clube, Cássio Rusconi, ao programa Fome de Bola da rádio Cruzeiro FM 92,3.

Assim que se reapresentaram, todos os jogadores do clube sorocabano foram submetidos ao exame de sorologia, que é feito pela coleta de sangue. No de Macanhan, foram detectados os anticorpos. O atleta não teve sintoma algum.

A proibição de enfrentar o São José seguiu o protocolo da competição. “Na primeira rodada, não importa o histórico passado do atleta. Deu PCR positivo, automaticamente está vetado. Eu falei do caso do Macanhan, mas não teve conversa”, detalhou o médico do São Bento.

Teste mais seguro

Considerado o teste mais seguro por especialistas, o RT-PCR faz a coleta da secreção da garganta e do nariz do paciente para a detecção do vírus. Mas, mesmo em pessoas curadas, o resultado pode ser positivo por até 90 dias.

“O teste de PCR detecta o genoma do vírus, ele não fala se está vivo ou morto. Então, pelos estudos, teoricamente depois de 10 dias, mesmo que você tenha o resquício do vírus nas vias aéreas, não é capaz de transmitir a doença”, pontuou Rusconi.

A liberação de Macanhan veio por meio da Comissão Especial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que analisou o histório epidemiológico do atleta e o autorizou a participar da próxima partida do São Bento, além de não precisar realizar novos testes.

O goleiro não é o único no elenco na mesma situação. “Nós temos no grupo mais dois atletas com a mesma situação do Lucas, que já têm os anticorpos, porém, o teste de PCR deles deu negativo. Os dois tiveram sintomas há cerca de um mês e meio atrás”, revelou.

Recuperados do São Bento

Por seguir o sigilo médico, os nomes dos dois atletas não foram revelados. O atacante do São Bento, Ruan, que não se apresentou para a retomada das atividades por suspeita de coronavírus, testou negativo e já treina desde quinta-feira passada normalmente.

“Ele perdeu bastante peso, chegou bem debilitado, por isso não foi relacionado para a primeira partida. Mas já está treinando normal, fizemos uma recuperação da parte física dele para estar disponível para a próxima quinta-feira”, falou.

Para iniciar os campeonatos nacionais, a CBF criou um protocolo sanitário, mas que na primeira rodada apresentou falhas nas Séries A, B e C.

Mesmo com todas as medidas de segurança adotadas, o plano é falível. “Decidiram retornar, decidiram. Vai ter furo, não tem jeito. Não é uma coisa 100% segura, mas a CBF trabalha para que tenha o menor risco possível. Mas todo mundo sabe que tem  risco de contaminação sim”, finalizou o médico do São Bento.

Estreia em casa

Nesta quinta-feira (13), o Bentão faz a estreia na Série C jogando em Sorocaba. Enfrenta o Brusque (SC), que venceu na primeira rodada o Ypiranga (RS), em casa, por 2 a 1. O treinador beneditino finaliza a preparação na manhã desta quarta-feira (12), com um treinamento no CIC.

Para a partida, Edson Vieira não poderá contar com o zagueiro Bruno Leonardo, expulso na última partida. Márcio, Marcelo e Adalberto brigam por uma vaga. O atacante Ruan também deve ficar à disposição, além do goleiro Lucas Macanhan. (Zeca Cardoso)