Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em Rio Claro, ‘novo’ Bentão tenta começar a volta por cima

29 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Em Rio Claro, ‘novo’ Bentão tenta começar a volta por cima Edson Vieira orienta a nova dupla de zaga, Victor Salinas e Douglas Assis, durante treino. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (26/2/2020)

Uma nova era começa hoje para o São Bento. A partida contra o Rio Claro, às 15h, fora de casa, marca a estreia do técnico Edson Vieira, que substitui o demitido Léo Condé. O ex-treinador caiu após a quarta derrota em oito rodadas da Série A2 do Campeonato Paulista. Na segunda-feira (24), jogando no Estádio Walter Ribeiro (CIC), além de perder para o São Caetano, por 3 a 1, o Bentão fez uma apresentação vexatória.

Com apenas seis pontos e ocupando a 15ª colocação -- abrindo a zona do rebaixamento --, a diretoria decidiu pela demissão de Condé e foi atrás do técnico que iniciou a ascensão do clube sorocabano da Série A3 do Paulistão até a Série B do Campeonato Brasileiro. Edson foi o comandante da equipe que venceu a A3, em 2013. Os objetivos são o resgate da identidade e a mudança de postura.

“Esses atletas precisam mudar a mentalidade. Eu não quero ser injusto com eles, mas eles precisam mudar a mentalidade. Têm que sentir mais o clube, a camisa. Eles têm que entender que essa instituição arrancou de 2013 (da Série A3 do Paulista) para a Série B (do Brasileiro). Eu não sou salvador de nada, vou tentar fazer os jogadores entenderem o que é vestir essa camisa”, revelou Edson Vieira.

O discurso do novo treinador para a imprensa foi sobre a busca pela construção de uma equipe de guerreiros, de profissionais que se incomodam em perder. E foi exatamente isso que Edson passou aos jogadores. No primeiro treino sob o seu comando, os atletas mostraram divididas mais fortes, além de uma atividade mais longa, de cerca de duas horas.

Nos últimos dois jogos, o São Bento levou seis gols. Por isso, o principal foco nas primeiras atividades foi o sistema defensivo. Inclusive, o sistema tático será alterado. A equipe, que vinha atuando com dois volantes, um meia e três atacantes, deve passar a atuar com três jogadores de mais marcação no meio de campo.

O volante Serginho deve ganhar uma vaga e formar a trinca de meio campistas, ao lado de Evandro e Fábio Bahia. Por conta da suspensão de Flávio Boaventura e da lesão de Adalberto, a zaga terá uma nova dupla, formada por Douglas Assis e Victor Salinas. Na lateral-esquerda, Luís Henrique entra no lugar do suspenso Allan Vieira.

Situação inversa

O Rio Claro vive situação oposta ao Bentão. O Galo Azul está na sétima colocação, com 11 pontos. Em função do empate contra o Votuporanguense na última rodada, em casa, por 0 a 0, os três pontos são primordias para se consolidar no G8. O clube passa por um momento positivo na competição e conhece Edson Vieira muito bem, já que o treinador beneditino dirigiu o Rio Claro no ano passado.

A Cruzeiro FM 92,3 transmite a partida ao vivo, a partir das 14h, com narração de Nilson Duarte, comentários de Gustavo Gebaile, reportagens de Caio Rossini, apresentação de Caio César e plantão de Juarez Morato. (Zeca Cardoso)

RIO CLARO X SÃO BENTO

Rio Claro - Dheimison; Douglas, Jussandro e Rafael Tavares e Acleisson; Rogerio, Everton Chê, Eduardo e Rodrigo Paraná; Lucas Crispim e Matheus Santos (Jeffinho). Técnico: Adílson Teodoro

Árbitro - Paulo Sérgio dos Santos (SP)

Local - Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro

Hora - 15h

São Bento - Lucas Macanhan; Marcos Martins, Douglas Assis, Victor Salinas e Luís Henrique; Fábio Bahia, Evandro e Serginho; Diego Tavares, Erick Luís e Jheimy. Técnico: Edson Vieira