Buscar no Cruzeiro

Buscar

Calendário é problema para o São Bento

05 de Julho de 2020 às 00:01

Calendário é problema para o São Bento O preparador físico Cléber Vaz prevê novo planejamento e maratona de jogos. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/1/2020)

As atividades do São Bento foram paralisadas no dia 17 de março, dois dias depois da vitória sobre o Penapolense, por 2 a 1, pela Série A2 do Campeonato Paulista. Já são 111 dias sem treinamentos coletivos. Juntamente dos outros participantes da Série C do Campeonato Brasileiro, a direção do clube assinou um documento -- encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) -- pedindo que a competição seja iniciada juntamente com as séries A e B, cujo início foi determinado pela CBF para, respectivamente, os dias 9 e 8 de agosto.

Se seguir o pedido dos clubes, a terceira divisão do Brasileiro deverá começar em um mês. Porém, em Sorocaba, estão permitidas apenas as atividades essenciais, e os treinamentos esportivos não devem ser liberados em um futuro próximo. Isso é um problema para o preparador físico do Bentão, Cléber Vaz: segundo ele, para os jogadores estarem aptos a jogo, seria necessário, no mínimo, um mês de trabalhos.

“Claro que falar em tempo hábil seria dizer uma pré-temporada adequada de, no mínimo, um mês para refinar todas as capacidades físicas e de jogo”, disse, ao detalhar que uma avaliação para saber o nível do condicionamento e das capacidades físicas aeróbias, anaeróbias e de força deverá ser realizada. “Automaticamente será feito novo planejamento para impor as cargas ideais para os treinos. Controlando sempre a intensidade e o volume dos treinos”, explicou o preparador físico beneditino.

Com a sinalização do início da Série C e a garantia da Federação Paulista de Futebol (FPF) de que a Série A2 vai terminar dentro de campo, o Azulão pode ter de encarar dois jogos semanais após a longa pausa. “Alguns atletas sabemos que pelas condições fisiológicas aguentam as cargas de jogo, outros não. No entanto, será necessário um controle específico para cada um e para poder corresponder a necessidade do treinador no momento”, analisou Cléber.

Na Série A2, ainda restam três rodadas para o fim da primeira fase. O São Bento está na nona colocação, com 18 pontos, mesma pontuação da Portuguesa -- a oitava colocada e na última posição para avançar ao mata-mata. Se passar da fase de classificação, as quartas de final, semifinal e final são decididas em dois jogos. Já na Série C, são dezoito confrontos na primeira fase e, caso avance, serão mais seis partidas para definir os quatro clubes que sobem à Série B, além da final da competição.

Treinamentos on-line

No início da paralisação, quando ainda não era possível saber o período parado, os jogadores seguiram uma rotina de treinamentos individualizados. O planejamento era feito semanalmente e de acordo com a estrutura que cada atleta tinha à disposição.

“Após esse período, comecei os treinos on-line. Monto o planejamento semanal que engloba as capacidades físicas de jogo, de segunda a sábado, toda semana com ênfase em capacidade diferente”, revelou Vaz.

Atualmente, os jogadores do São Bento contam com um treino periodizado, que visa trabalhar estímulos diferentes em uma etapa programada das atividades, tanto físicos como também técnicos. “Os treinos on-line são às terças e quintas, muitas vezes em dois períodos (manhã e tarde). O restante da semana divido os trabalhos em físico e físico-técnico, como intervalados e circuito com bola”, finalizou. (Zeca Cardoso)