Pior início da história

São Bento acumula quatro derrotas nas quatro primeiras rodadas da Série A2 e ainda não marcou gols

Por Cruzeiro do Sul

Historiador aponta cenário inédito em campeonatos com rebaixamento e critica decisões administrativas

O São Bento vive um início de temporada desastroso e já entra para a história de forma negativa. Em 2026, o time de Sorocaba acumulou quatro derrotas consecutivas nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Paulista da Série A2, cenário inédito em competições com rebaixamento e que escancara a crise técnica e administrativa enfrentada pelo clube.

O dado histórico foi levantado pelo historiador e torcedor, Guilherme Jonas Feliciano, que acompanha o São Bento desde 1973. Segundo ele, nunca o time havia perdido todas as partidas iniciais de um campeonato estadual com risco de queda. “Nosso recorde em sequência de início de Campeonato Paulista com derrotas é na A3 de 1998, com três derrotas nas três primeiras rodadas. Nunca havíamos perdido as quatro primeiras”, afirma.

Guilherme explica que sequências mais longas de derrotas no início da temporada só ocorreram em edições da Copa Paulista, como em 1999, 2011 e 2012, mas ressalta que essas competições não contavam com rebaixamento. “Só perdemos várias partidas no início das Copas Paulistas de 1999 [seis], 2011 [cinco] e 2012 [quatro]. Mas nessas competições não havia rebaixamento”, pontua.

Dentro de campo, o desempenho reflete o momento delicado. Na estreia, o São Bento perdeu em casa para o XV de Piracicaba por 1 a 0. Na sequência, foi derrotado pela Inter de Limeira por 2 a 0, fora de casa. A terceira rodada trouxe um revés ainda mais duro: 3 a 0 para o Água Santa, também como visitante, resultado que culminou na demissão do técnico Fabiano Carneiro. Já na quarta rodada, o retorno ao Estádio Walter Ribeiro não mudou o roteiro. Na estreia do técnico Alan Dotti, o time foi superado pelo Monte Azul por 1 a 0.

Além das derrotas, outro dado preocupa: o São Bento ainda não marcou gols e ocupa a lanterna da Série A2. Para o historiador, as causas da crise são profundas e antigas. “Falta de recursos e decisões erradas. O nível do elenco é muito abaixo da divisão. Estamos há muitos anos contratando jogadores sem currículo, esperando que desempenhem bem aqui. Jogador indo mal há cinco anos não vai, de repente, melhorar. Jogadores acostumados e conformados com derrotas. É o caminho do insucesso, e isso não é de hoje”, analisa.

Com o pior início de campeonato de sua história, o São Bento vê a pressão aumentar dentro e fora de campo e terá pouco tempo para reagir se quiser evitar um desfecho ainda mais dramático na temporada. Amanhã (25), às 18h, o time enfrenta o Ituano, em Itu. (Murilo Aguiar)

 

JOGOS DE HOJE, DIA 24

15h - Taubaté x Ferroviária

16h - Inter de Limeira x Santo André

16h - Água Santa x Sertãozinho

18h - XV de Piracicaba x Oeste

19h - São José x Monte Azul

JOGO DE AMANHÃ, DIA 25

18h - Ituano x São Bento

CLASSIFICAÇÃO

1º) Ferroviária - 8 pontos

2º) Ituano - 8 pontos

3º) Monte Azul - 7 pontos

4º) Água Santa - 7 pontos

5º) Votuporanguense - 7 pontos

6º) Juventus - 7 pontos

7º) Linense - 6 pontos

8º) Oeste - 6 pontos

9º) Sertãozinho - 6 pontos

10º) Inter de Limeira - 5 pontos

11º) XV de Piracicaba - 4 pontos

12º) Santo André - 4 pontos

13) São José - 3 pontos

14º) Taubaté - 3 pontos

15º) Grêmio Prudente - 3 pontos

16º) São Bento - 0 ponto