São-bentistas se mobilizam para apoiar time em São José dos Campos
O Azulão busca por vaga para as quartas de final da Copa Paulista
Os torcedores do São Bento estão confiantes de que a equipe sorocabana pode voltar de São José dos Campos, no sábado (30), trazendo na bagagem a classificação às quartas de final da Copa Paulista 2025. A ansiedade é tanta que muitos já contam os minutos para a bola voltar a rolar. A expectativa ganhou força desde a noite de segunda-feira (25), quando a árbitra Marianna Nanni Batalha apitou o fim do primeiro duelo entre as equipes — empate em 1 a 1 no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, em Sorocaba. Agora, quem vencer avança; em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Embora o São Bento não tenha conseguido derrotar o São José em casa, a postura do time em campo animou os torcedores. “O nosso time foi guerreiro, foi brigador e conseguiu equilibrar o jogo na vontade. Se tiver essa mesma garra em São José dos Campos, podemos sim conseguir a classificação”, afirma o ouvidor geral Michael Miller de Paiva, 32 anos. “Acho que será um jogo difícil, contra um adversário melhor, mas espero mais briga, mais raça, assim como foi no primeiro confronto. Dessa forma, podemos equilibrar de novo e levar a decisão aos pênaltis, pelo menos.”
A servidora pública aposentada Maria Helena Ramalho, 64, admite que não esperava ver o São Bento nas oitavas de final. A classificação, porém, a surpreendeu positivamente. “É incrível como, a cada conquista, a gente esquece tudo de ruim que possa ter acontecido e passa a ter uma esperança enorme de alcançar novos tempos de alegria”, comenta. “Acredito muito nesse grupo, o considero esforçado e capaz de derrotar um adversário como o São José. Tenho fé de que nosso santo será mais forte e nosso azul brilhará mais que o deles.”
Outro que se via desacreditado era o economista José Eduardo Demilite, 55. Ele aponta que falta ao time certa malandragem para evitar gols bobos — como o do empate do São José, quando Fernando Júnior teve liberdade para avançar e finalizar com precisão contra o gol são-bentista. “Hoje o São José tem 80% de chances de se classificar, mas os 20% para o São Bento valem muito. Vamos tentar segurar ao menos o primeiro tempo, fazer a torcida do São José perder a paciência e se voltar contra o próprio time”, analisa. “Com o São Bento sempre tem sofrimento, mas podemos sim passar.”
Estarão presentes
Um grupo de torcedores já se mobiliza para ir a São José dos Campos. Entre eles está o autônomo João Victor Bueno, 28, integrante da Torcida Uniformizada Sangue Azul (Tusa). Ele admite que também não tinha muita expectativa para a participação do time na Copa Paulista, mas a classificação e o bom desempenho no jogo passado reacenderam sua confiança. “A diretoria acreditou que o time podia melhorar, trouxe reforços e a torcida embalou”, ressalta. “O empate de segunda deu ainda mais confiança. Vamos estar lá e apoiar até o fim, acreditando que nossos jogadores vão honrar a camisa do Bentão e chegar às quartas de final, o que seria sensacional para reanimar a torcida.”
O professor Carlos Rufini, 34, também pretende acompanhar o jogo em São José dos Campos, ao lado dos amigos Bruno Petrucci e Guilherme Flório. “Sabemos que o time do São José tem mais investimento, é mais organizado e tem uma zaga mais segura que a nossa. Mas no primeiro jogo conseguimos jogar de igual para igual, criamos boas chances e só tomamos o gol por uma infelicidade defensiva. Temos condições de buscar a classificação”, afirma.
Ele lembra, no entanto, que caso o São Bento seja eliminado, só voltará a campo em janeiro de 2026, na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. “É aquela ansiedade: sabemos que temos chance de conquistar uma vaga no Nacional [Série D do Brasileiro], mas também paira o medo da eliminação”, conclui.
RESULTADOS DA 1ª RODADA
Araçatuba 1 x 0 XV Piracicaba
São Caetano 0 x 0 Grêmio Prudente
Noroeste 1 x 0 União São João
Paulista 1 x 0 Primavera SAF
Francana 1 x 1 Monte Azul
Oeste 0 x 1 Portuguesa Santista
São Bento 1 x 1 São José SAF
Inter Limeira 1 x 0 Comercial