SAF outra vez em discussão
Rodolfo Kussarev e José Carlos Brunoro são os nomes com negociações mais avançadas
Os conselheiros do São Bento devem se reunir nesta semana no Complexo Laor Rodrigues, na avenida Nogueira Padilha, para retomar as discussões sobre a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Segundo apurado, o encontro está marcado para a noite de quinta-feira (14) e deve ter como figura central o empresário Rodolfo Kussarev, fundador do Red Bull Bragantino. O pedido para participar da reunião teria partido do próprio cartola.
Essa, porém, não é a primeira vez que um interessado recente visita o centro de treinamento na zona leste de Sorocaba. No dia 30 de julho, José Carlos Brunoro — ex-CEO do Palmeiras e cofundador do Audax Osasco — também esteve em reunião com o Conselho Deliberativo. No momento, apenas Kussarev e Brunoro mantêm negociações mais avançadas com a diretoria executiva, que continua aberta a ouvir outras propostas.
Ambos têm trajetória reconhecida no futebol nacional, mas, a princípio, nenhum deles pretende investir recursos próprios na SAF. No caso de Brunoro, a intermediação seria feita pela empresa Gold Foot Participações S/A. Já Kussarev atuaria por meio de uma empresa de captação da qual também é sócio, ao lado de outros investidores.
A última manifestação oficial do São Bento sobre o tema ocorreu em 1º de agosto, quando informou que recebeu manifestações de interesse nos dias 30 e 31 de julho, sem, no entanto, revelar valores ou os nomes dos proponentes.
A divulgação oficial dos detalhes das propostas só deve acontecer após os conselheiros decidirem qual grupo será escolhido para seguir com os trâmites previstos no estatuto do clube, como a entrega da proposta vinculante — primeiro passo formal para a constituição da SAF.
Tem mais interessados?
Na quarta-feira (6) passada, o Cruzeiro do Sul conversou com o diretor de futebol do São Bento, Ronomarcos Zinkoski, mais conhecido como Roni, sobre a possibilidade de novos interessados na SAF. Na ocasião, chegou-se a cogitar a existência de um terceiro grupo, o que foi prontamente negado por ele.
Segundo o dirigente, são comuns os contatos de pessoas ligadas ao meio esportivo demonstrando curiosidade sobre a situação do clube e sobre o processo de transformação em SAF, mas, até agora, apenas as tratativas iniciadas em julho são consideradas concretas.
“Sorocaba é uma cidade grande. O São Bento é um clube atrativo e muito interessante. É o único clube profissional da cidade que disputa campeonatos, e isso atrai o interesse de investidores. Mas, até agora, só essas duas [propostas] são reais”, comenta. “Existe um contrato de confidencialidade, e não é bom que haja especulações neste momento.”
Tem tempo
Apesar de ainda estarem em fase preliminar, as propostas atuais não são os primeiros movimentos em direção à SAF no São Bento. Desde a criação do novo estatuto, em 2023, o clube já avançou concretamente em duas tratativas que, no entanto, não se concretizaram.
A primeira ocorreu em janeiro de 2024, com o empresário Rubens Takano. Já no segundo semestre do mesmo ano, a negociação com a empresa Flashforward — que tem o ex-jogador Zé Roberto como um de seus principais representantes — chegou a um estágio mais avançado, mas foi encerrada por falta de garantias formais, segundo o próprio clube.