São Bento pode jogar Série D mesmo se não vencer Copa Paulista

Entenda como campanha da Ferroviária na quarta divisão nacional interessa ao time de Sorocaba

Por Da Redação

São Bento tem carta na manga para voltar ao calendário nacional em 2022

O São Bento precisa dar uma atenção especial ao jogo entre Ferroviária e Atlético-CE que acontece neste domingo (17), às 15h, no estádio da Fonte Luminosa, pelas quartas de final da Série D de 2021. Isso porque, caso a Locomotiva saia vitoriosa, o Bentão garantirá calendário nacional em 2022.

É isso mesmo: em situação difícil na Copa Paulista, o time sorocabano tem outra chance de jogar a Série D do próximo ano. Para isso, porém, precisará torcer para a Ferroviária, que, com uma vitória simples, se garante nas semifinais e, portanto, será um dos quatro times a conquistar o acesso à Série C.

Como confirmado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), caso a Ferrinha suba de divisão neste domingo, uma vaga do Estado de São Paulo ficaria “sobrando” para a disputa da Série D de 2022. Essa vaga iria, então, automaticamente para o melhor colocado na Série A1 do Campeonato Paulista disputado no primeiro semestre deste ano.

Mesmo tendo caído para a Série A2, o São Bento foi o melhor posicionado (terminou na 15ª colocação) diante daqueles que já possuem calendário nacional garantido no próximo ano. A equipe terminou à frente do São Caetano, que também acabou rebaixado.

Dessa forma, o Azulão entrará em campo na terça-feira (19) já sabendo se garantiu ou não a vaga para a quarta divisão nacional do ano que vem. Se não quiser depender disso, precisará vencer o duelo contra o Noroeste, que será às 15h, no estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, e ainda torcer para uma derrota do Rio Claro contra o XV de Piracicaba, no mesmo dia e horário.

Se esse cenário ocorrer, o Bentão avançará para a segunda fase da Copa Paulista e manterá acesa a chance de conquistar o torneio -- o campeão pode escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil. Neste momento, o time de Paulo Roberto Santos está na terceira colocação do grupo 2, com cinco pontos, fora da zona de classificação.