Buscar no Cruzeiro

Buscar

Série D

Copa Paulista pode ser trunfo do São Bento para Série A2

Paulo Roberto Santos acredita que competição será importante para montagem de elenco do estadual de 2022

28 de Julho de 2021 às 17:23
Da Redação [email protected]
São Bento comemora gol de Dogão, no último jogo, quando levou empate no final (de novo)
São Bento pode usar uma mescla de jogadores experientes e da base na Copa Paulista (Crédito: Fábio Rogério)

A classificação para a próxima fase da Série D e a sonhada ascensão para a Série C estão cada vez mais distantes para o São Bento. Ainda assim, existe outra maneira, apesar de difícil, de o time se garantir no calendário nacional do ano que vem: vencendo a Copa Paulista. Mais do que isso, o técnico Paulo Roberto Santos acredita que a competição serve como montagem para o Paulista da Série A2 de 2022.

“Todas as equipes do porte do São Bento que entram na disputa da Copa Paulista, quando não têm mais calendário nacional, entram logicamente com esse objetivo (de vencer), mas também, tão importante quanto, montar uma base para a Série A2. Esses dois itens são de extrema importância para o São Bento nesse momento”, explicou o comandante.

A Copa Paulista, que será iniciada em 14 de setembro, está confirmada na agenda do clube sorocabano. Ela funcionará da seguinte forma: serão 17 equipes divididas em quatro grupos (três com quatro e um com cinco times), que se enfrentarão em turno e returno. A classificação geral será por aproveitamento de pontos. Já na segunda fase, as disputas serão entre líder e oitavo, vice-líder e sétimo e assim por diante.

O Bentão, que está no grupo 2 (ao lado de Rio Claro, XV de Piracicaba e Noroeste), ainda não definiu quem estará na disputa, mas já indicou que será uma mistura entre jogadores da base, jovens que subiram ao profissional recentemente e atletas experientes. Para Paulo Roberto, o principal é manter uma base para o estadual, “tão importante quanto a Série D”.

“Não vou garantir que vamos vencer a Série A2, que seremos campeões, mas eu tenho certeza que, independentemente de qualquer resultado no final, o São Bento terá uma estrutura para a Série A2, não vamos iniciar (o estadual) como iniciamos agora (a Série D). Vai se deixar um legado e uma espinha para a A2, que é um campeonato tão importante quanto a Série D”, finalizou.

A Copa Paulista dá ao vencedor a oportunidade de escolher disputar a Série D ou a Copa do Brasil do ano seguinte. O vice fica com a opção restante. Ainda assim, o treinador não jogou a toalha e acredita na classificação do São Bento para a próxima fase da Série D - o próximo compromisso da equipe, que é lanterna do grupo A7, será contra o Madureira, neste sábado (31), às 15h, no Estádio Aniceto Moscoso, no Rio de Janeiro.

Nova parceria

São Bento e Liga Sorocabana de Futebol de Mesa firmaram parceira nesta quarta - Divulgação
São Bento e Liga Sorocabana de Futebol de Mesa firmaram parceira nesta quarta (crédito: Divulgação)

Fora dos gramados, o São Bento fechou uma parceria com a Liga Sorocabana de Futebol de Mesa (LSFM), a princípio por um ano, sem custos financeiros para ambas as partes. O Bentão apenas forneceu material esportivo à Liga que, por sua vez, definiu os critérios para a escolha dos atletas. A intenção é que os jogadores já defendam o escudo do time de Sorocaba nas competições de agosto.

O técnico do São Bento/LSFM será Casão Padilha que, inclusive, também vai atuar como atleta. Além dele, farão parte da equipe até 31 de dezembro André Francisco, Betão Fisher e Murilo Di Cicco - a decisão foi do treinador, o qual, em comum acordo com a diretoria da Liga, decidiu contemplar os sócios adimplentes e que ocupam os primeiros lugares do ranking local.

Essa é mais uma cartada da diretoria do São Bento para levar a marca do clube a outros locais e modalidades. Anteriormente, parcerias semelhantes foram firmadas com boxe e muay thai.

Galeria

Confira a galeria de fotos