Marcelo Cordeiro, técnico efetivado do São Bento, indica mudanças

Ele explicou como trabalhará para conquistar primeira vitória e motivar jogadores

Por Marina Bufon

Marcelo Cordeiro, técnico do São Bento, tem a missão de tirar o time do sufoco.

O São Bento optou por efetivar o então auxiliar Marcelo Cordeiro como técnico ontem (21), um dia depois de tê-lo anunciado como interino. Edson Vieira foi demitido depois da sequência negativa no Campeonato Paulista, sem nenhuma vitória conquistada em oito jogos.

Estudioso e em busca da licença A da CBF, Cordeiro já convivia com o elenco, o que foi visto como ponto positivo. Ele, no entanto, já deu indícios que algumas coisas vão mudar.

“Eu sempre estava presente no dia a dia, porque uma das funções do auxiliar é motivar esses atletas que estavam fora, porque uma hora ou outra poderiam ser úteis. Nesse momento, podem ter jogadores que não vinham atuando e vão ter oportunidades de jogar”, iniciou o comandante, em coletiva virtual realizada ontem.

“Mudanças têm que ter, não podemos mudar tudo, porque temos pouco tempo e não tem como mudar um trabalho de quatro meses em quatro/cinco dias. A nossa intenção é tornar a equipe um pouco mais ofensiva, temos que buscar a vitória e vamos trabalhar nesse objetivo durante a semana, com mais posse de bola e que jogue um pouco mais, um pensamento que já existia com o Edson (Vieira)”, complementou.

Missão possível

No momento, o São Bento é o lanterna do Grupo B do Campeonato Paulista, com apenas cinco pontos conquistados em oito jogos. Na classificação geral, o time é o 14º colocado. Com 16 times, os dois piores caem para a Série A2 do ano que vem. A fuga do descenso tem mais quatro jogos pela frente até o fim da primeira fase: Novorizontino, na próxima segunda-feira (26), em Sorocaba; Botafogo-SP, em Ribeirão Preto; Inter de Limeira, em Sorocaba; e Santos, na Vila Belmiro.

“Temos que pensar jogo a jogo. Não posso pensar no Santos se eu tenho o Novorizontino antes, que é o jogo das nossas vidas. Os dois jogos valem os mesmos três pontos, então nosso foco, já a partir de terça, foi Novorizontino. Vamos começar a viver 24 horas o Novorizontino. Tenho certeza que, se a gente fizer tudo que está sendo planejado para eles e eles executarem na maneira que sabem, no seu melhor, um novo momento no São Bento começa na segunda-feira”, avaliou.

Apesar do pensamento passo a passo, é óbvio que a equipe está sedenta pela primeira vitória no estadual. Ela já esteve próxima contra Palmeiras, Santo André e Corinthians. Segundo Marcelo Cordeiro, motivação para isso é o que não falta.

“A maior motivação deles é jogar um Paulistão da primeira divisão por um clube centenário, que, mesmo com as dificuldades, honra 100% tudo que foi prometido, com salários em dia, não se pode reclamar. Estamos há duas semanas numa bolha, os jogadores se privando de muita coisa, não é possível que isso não seja um combustível para eles fazerem o seu melhor. Vamos buscar um ambiente leve, mas com cobranças nos treinos e concentração o tempo inteiro”, finalizou.