Buscar no Cruzeiro

Buscar

RJ autoriza volta das torcidas aos jogos

25 de Setembro de 2020 às 00:01

RJ autoriza volta das torcidas aos jogos Os clubes deverão respeitar lotação máxima de 30% da capacidade total dos estádios. Crédito da foto: Víctor Silva / Botafogo FR (20/9/2020)

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, publicou, na quarta-feira (23), um decreto que autoriza a presença de torcida em estádios de futebol. De acordo com o texto, somente municípios das regiões de saúde que estejam na bandeira amarela ou verde poderão receber torcedores.

O decreto exige a apresentação de um protocolo para cada estádio de futebol, validado pelas entidades desportivas e sanitárias locais. O protocolo deverá ser apresentado em até 72 horas antes da data da realização da partida, e precisa seguir as diretrizes do Plano de Retorno dos Torcedores aos Estádios de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os protocolos apresentados deverão respeitar a lotação máxima de 30% da capacidade total dos estádios, com distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, exceto grupos familiares. Além disso, será obrigatório o uso de máscara facial, a realização de aferição de temperatura e triagem de sintomáticos respiratórios no momento do acesso ao estádio, o fornecimento de álcool em gel 70% (ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar) a toda a torcida presente, e a contratação de equipe para higienização dos corrimãos, assentos e locais de circulação do estádio.

Comércio, lojas, restaurantes, lanchonetes e bares serão abertos com o restrito cumprimento das orientações sanitárias locais. O protocolo também exige a realização de campanha de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da Covid-19 junto à torcida.

Quem descumprir o decreto poderá sofrer advertência, multa na primeira reincidência, e a proibição de realização de novas partidas de futebol no local por 15 dias corridos, em caso de segunda reincidência. (Maurício Costa - Agência Brasil)