Buscar no Cruzeiro

Buscar

Retorno da A1 pode ser definido na terça

06 de Junho de 2020 às 00:01

Retorno da A1 pode ser definido na terça Federação Paulista e clubes fazem nova proposta ao governo. Crédito da foto: Divulgação / FPF

Membros da Federação Paulista de Futebol (FPF) e os 16 presidentes dos clubes do Campeonato Paulista da Série A1 esperam ter uma resposta do Governo do Estado até a próxima terça-feira (9) para programar o retorno do futebol.

Em uma reunião por videoconferência, realizada ontem, ficou decidido que a FPF e os clubes encaminhariam novamente ao governo e às prefeituras uma proposta minuciosa para a retomada dos treinamentos nas cidades em que estes ainda não foram liberados.

“A federação ainda não tem autorização oficial do Governo Estadual para liberar os treinamentos. Segunda-feira à noite teremos uma reunião do Comitê Médico (da FPF) e na terça-feira será enviado um protocolo para o governo”, explicou o presidente do Santo André, Sydney Roquetto.

A iniciativa ganhou força, segundo a FPF, “diante da flexibilização da quarentena anunciada pelas autoridades públicas paulistas, inclusive com liberação a shoppings, que contam com cuidados menos rigorosos do que os previstos pelo protocolo do Futebol Paulista”.

Em nota nas redes sociais, a FPF informa que o novo protocolo irá prever a testagem de todos os profissionais, com retomada gradual dos treinamentos, iniciando com atividades individuais e em ambientes abertos.

O Campeonato Paulista foi suspenso em 16 de março por causa da pandemia do coronavírus, quando restavam duas rodadas a serem disputadas na fase de classificação e toda a etapa decisiva. Dos quatro grandes, apenas o Corinthians não estava avançando às quartas de final.

Nesta semana, o técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, disse que achava errado um time voltar e outro não, como está acontecendo no Brasil, e que isso poderia prejudicar algumas equipes.

No caso do futebol paulista, a maioria dos jogadores ainda está treinando em suas casas. A exceção é o Red Bull Bragantino, que voltou a treinar em campo aberto na terça-feira (2), provocando críticas e protestos por parte dos demais clubes. Na semana anterior, durante reunião da FPF, os 16 times da Série A1 paulista fecharam acordo para retornarem às atividades presenciais ao mesmo tempo. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)