Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pilotos reivindicam segurança na etapa do Brasileiro de Motocross em Apiaí

28 de Novembro de 2020 às 18:55
Kally Momesso [email protected]

Pilotos pediram mais segurança após um atleta se acidentar durante uma corrida. Crédito da foto: Divulgação/CBM

Pilotos de diversas categorias que participam do Campeonato Brasileiro de Motocross se negaram a abrir largada na corrida de sexta-feira (27), na cidade de Apiaí. De acordo com os atletas, a reivindicação por mais segurança veio após um integrante se acidentar em uma corrida na última semana.

Por conta das exigências, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) disponibilizou um helicóptero para fazer atendimentos durante a corrida de sexta-feira (27), caso fosse necessário. Entretanto, o veículo aeromédico não era o modelo correto para resgate, e não possuía maca para o transporte. Por isso, a maior parte dos pilotos permaneceu sem correr. A prova ocorreu com apenas seis competidores.

“Na cidade existe apenas um posto de serviço médico, sem aparelhamento para procedimento cirúrgico. Nem ao menos um equipamento de raio-X possui”, afirma Eduardo Saçaki, bicampeão brasileiro de MX. Ele observa que a pandemia do novo coronavírus tem feito com que as grandes cidades deixem de promover grandes eventos, o que favorece os municípios quanto ao sonho de sediar uma etapa do brasileiro de motocross. Contudo, ele ressalta a importância do helicóptero nas competições. “Quando for acontecer etapas do nacional em cidades em que a pista fica a mais de cinquenta quilômetros do hospital, acho importante a presença do helicóptero”.

Conforme Álvaro Cândido Filho, conhecido como Paraguaio e também bicampeão brasileiro no esporte, os participantes exigiram um resgate aeromédico em Apiaí pela falta de segurança para os pilotos. “O hospital não é preparado para atender acidentes graves”, relatou o bicampeão. Para ele, os pedidos dos pilotos “foram justos”. “Foram tão justos, que foram aceitos. Correu tudo bem”, relatou, ressaltando que as reivindicações dos corredores deram resultado.

A CBM acatou os pedidos e implementou melhorias, para garantir a segurança dos atletas. “A pista melhorou muito da semana passada para esta”, exemplificou Cândido Filho, sobre uma das ações. Após o anúncio da contratação do helicóptero, os atletas suspenderam a paralisação. A corrida prevista para este sábado (28) ocorreu normalmente.

50 anos de motocross

Em 2021, o motocross brasileiro completa 50 anos. Para celebrar a data, pilotos de todas as idades realizarão uma festa no 1º Encontro Nacional dos Pilotos Raízes e Ídolos do motocross. O evento acontecerá na cidade de Londrina, no Paraná, nos dias 29 e 30 de maio de 2021.

Desde a chegada no Brasil, a modalidade já fez muitos admiradores. O esporte já conta com grandes nomes no País, como Mariana Balbi, Cássio Garcia, Jorge Negretti, Eduardo Saçaki e Paraguaio. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)