Esporte

Palmeiras aposta na experiência para estreia na Libertadores em Barranquilla

Desde 1979, o Verdão não sabe o que é perder em estreias de Libertadores
Treino do Palmeiras na Colômbia. Crédito da foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras / Divulgação (5/3/2019)

O Palmeiras estreia na Copa Libertadores nesta quarta-feira (6), na Colômbia, com um elenco cada vez mais experiente e cascudo no torneio. Do grupo de 30 inscritos, apenas cinco não disputaram a competição, mas possuem rodagem em outras disputas internacionais. Com esse cacife, a equipe que enfrenta o Junior Barranquilla, às 21h30 (de Brasília), no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, pelo Grupo F, tem a missão de ir melhor nesta edição do que na anterior, quando parou na semifinal diante do Boca Juniors.

Leia mais  Real Madrid confirma que Vinicius Junior rompeu ligamentos do tornozelo direito

 

Desde 1979, o Verdão não sabe o que é perder em estreias de Libertadores. Naquela ocasião, a equipe palestrina bateu o Alianza Lima-PER por 4 a 2 na casa do adversário e, desde então, acumula invencibilidade de 13 jogos inaugurais pela competição continental, com 10 vitórias e três empates.

O Palmeiras já disputou 21 jogos contra equipes colombianas

Em 2018, curiosamente, o cenário foi o mesmo: a equipe palestrina fez seu primeiro jogo na competição sul-americana contra o Junior Barranquilla-COL, no estádio Metropolitano – mesmo palco do duelo deste ano. Naquela oportunidade, com dois gols de Bruno Henrique e um de Borja.

Confrontos

O Palmeiras já enfrentou o Junior Barranquilla-COL em três ocasiões anteriormente: foram duas vitórias e um empate (8GP e 3GC), sendo que, duas destas partidas aconteceram pela última edição do Continental, quando o Verdão superou o time do país vizinho por 3 a 0 (Colômbia) e 3 a 1 (Brasil). O Palmeiras já disputou 21 jogos contra equipes colombianas. Foram 14 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. O Verdão marcou 42 gols e foi vazado 23 vezes. O primeiro embate da história aconteceu no dia 28 de janeiro de 1960, diante do Atlético Nacional-COL, e terminou com vitória palestrina por 2 a 1, em duelo amistoso.

Felipão comanda a equipe do Palmeiras em busca do título. Crédito da foto: Cesar Greco/ Ag.Palmeiras/ Divulgação

Ficha técnica

Junior Barranquilla – Viera; Piedrahíta, Narváez, Ditta e Fuentes; Serje, Cantillo, Sambueza, Matías Fernández e Luis Díaz; Teo Gutiérrez. Técnico: Luis Fernando Suárez

Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Gustavo Gómez e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; Carlos Eduardo, Dudu e Borja. Técnico: Felipão

Árbitro – Daniel Fedorczuck (Fifa/Uruguai)

Local – Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)

Horário – 21h30 (de Brasília)

Comentários