Jogos Escolares de Sorocaba terão nova rodada de disputas entre os dias 9 e 13

Competição reúne 50 escolas da cidade e entra na nona semana da categoria Mirim e na quarta semana da Pré-Mirim

Por Murilo Aguiar

Pira dos JES 2026 é acesa pelo estudante Matheus Henrique Lavrini de Souza

Os Jogos Escolares de Sorocaba (JES 2026) terão uma nova sequência de partidas entre segunda-feira (9) e sexta-feira (13). Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), a competição chegará à nona semana de disputas da categoria Mirim e à quarta semana da categoria Pré-Mirim, com a participação de estudantes de instituições de ensino da cidade.

Ao todo, 50 escolas municipais, estaduais e particulares participam da edição deste ano. O campeonato reúne alunos de diferentes faixas etárias e busca incentivar a prática esportiva, a integração entre as instituições de ensino e o desenvolvimento dos estudantes por meio das atividades competitivas.

Realizados anualmente, os JES movimentam aproximadamente 12 mil crianças e adolescentes, distribuídos em quatro categorias: Pré-Mirim, para estudantes de 9 e 10 anos; Mirim, de 11 e 12 anos; Infantil, de 13 e 14 anos; e Infanto, de 15 a 17 anos.

A programação da competição contempla modalidades coletivas e individuais, como atletismo, atletismo paralímpico, basquete, basquete 3x3, futsal, handebol, minihandebol, minivoleibol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, damas e queimada. Os estudantes também participam de disputas de games, com os jogos Just Dance e Fifa 26.

A organização é da Sequav, com apoio do McDonald's Sorocaba e do Centro Universitário Facens (Unifacens). As tabelas completas das partidas previstas para o período de 9 a 13 de novembro podem ser consultadas no site oficial dos JES 2026.