São Bento celebra 113 anos com resgate da história
Comemoração reuniu torcedores e ressaltou personagens e símbolos do clube
O Esporte Clube São Bento comemorou ontem (19) os 113 anos de fundação com uma festa no Complexo Humberto Reale (CT Laor Rodrigues), em Sorocaba.
O encontro reuniu torcedores, familiares, ex-jogadores, dirigentes e pessoas que fizeram parte da trajetória do clube em um dia dedicado à memória e à celebração do Bentão. A programação começou pela manhã e seguiu ao longo do dia com atrações musicais, atividades para crianças, trailers de alimentação e ações voltadas aos torcedores.
Mais do que marcar a passagem de mais um aniversário, a festa também serviu como ponto de encontro entre diferentes gerações que ajudaram a construir a história do São Bento. O museu do clube permaneceu aberto durante a programação, permitindo aos visitantes conhecer ou rever objetos e registros relacionados à trajetória da equipe.
Entre as novidades da comemoração está um antigo ônibus ligado ao São Bento, que passou por um processo de restauração e foi entregue ao clube como presente pelos 113 anos. O veículo, que estava destinado ao ferro-velho, foi levado para a oficina de um empresário de Sorocaba, proprietário de uma empresa de ônibus.
O trabalho recuperou as partes externa e interna do veículo. Além do ônibus restaurado, o espaço contou com um bazar de produtos do São Bento. A programação incluiu ainda apresentações musicais ao vivo, com pagode durante parte do dia e, posteriormente, uma dupla sertaneja. As crianças também tiveram atividades no campo.
A história do São Bento também esteve presente na programação. O clube destacou a passagem de jogadores que foram revelados ou tiveram participação importante na equipe e posteriormente chegaram à seleção brasileira: Paraná, Luiz Pereira, Marinho Peres e Dair Patriarca.
Segundo o presidente do São Bento, Fabrício Mena, a proposta foi atrair um público mais jovem para ter contato com a trajetória do clube.
Reconstrução
Para o presidente, o aniversário ocorre em meio ao trabalho de reorganização do clube e de preparação para a próxima temporada. "113 anos de muitas histórias, hoje revendo pessoas que tiveram muita importância em todos esses anos, que ajudaram a construir tudo isso. Hoje, muito honrado em estar como presidente nesse momento de reconstrução também do São Bento", afirma.
Mena disse que a diretoria trabalha para recuperar a relação do clube com os torcedores e buscar melhores resultados esportivos.