Éderson iniciou a carreira em Porto Feliz

Por Murilo Aguiar

Volante já se juntou aos demais jogadores da seleção: revelado pelo Desportivo Brasil

A convocação do volante Éderson para a seleção brasileira voltou a colocar o Desportivo Brasil em evidência no cenário do futebol nacional. Revelado pelo clube de Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba, o jogador de 26 anos passou a integrar o grupo comandado por Carlo Ancelotti após o corte do lateral Wesley.

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Éderson iniciou a trajetória nas categorias de base do Desportivo Brasil antes de seguir para o Cruzeiro. No futebol brasileiro, também defendeu Corinthians e Fortaleza. Em 2022, foi negociado com a Salernitana, da Itália, e, posteriormente, transferido para a Atalanta, onde se consolidou como um dos destaques do futebol italiano. Recentemente, teve a transferência acertada para o Manchester United, da Inglaterra.

Embora nunca tenha alcançado grande projeção no cenário profissional, o Desportivo Brasil construiu sua reputação como um dos principais clubes formadores do interior paulista. Ao longo dos anos, a equipe revelou atletas que alcançaram espaço em grandes clubes do Brasil e do exterior.

Entre eles está o zagueiro Bremer. Contratado pelo clube de Porto Feliz aos 17 anos, em 2014, o defensor ganhou destaque no Atlético-MG antes de seguir para o futebol italiano. Após passagem pelo Torino, chegou à Juventus e também se tornou presença frequente nas convocações da seleção brasileira.

Outro nome revelado pelo Desportivo Brasil é o meia Maurício. Depois de atuar por Cruzeiro e Internacional, o jogador foi negociado com o Palmeiras. Em 2026, se naturalizou paraguaio e passou a defender a Seleção Paraguaia, sendo convocado para a Copa do Mundo.

Com as presenças de Éderson e de Bremer na seleção brasileira e de Maurício na equipe paraguaia, o Desportivo Brasil volta a ter representantes entre as principais seleções sul-americanas, reforçando sua tradição na formação de atletas.