Em 1º lugar
Sorocabano conquista título sul-americano de karatê no Ceará
O sorocabano Fernando Martins de Souza, 32 anos, conquistou o título de campeão sul-americano de karatê em competição realizada, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Caucaia, Ceará. Representando a seleção brasileira, o atleta iniciou a temporada 2026 com o pé direito.
Em sua primeira competição do ano, Fernando se sagrou campeão na categoria Kata Master A, destinada a atletas de 32 e 33 anos de nível avançado. Para garantir o título, foi necessária apenas uma rodada de disputa. O campeonato reuniu cerca de 150 competidores de diferentes países, como Brasil, Chile e Equador.
Ao Cruzeiro do Sul, o atleta destacou que esta foi sua primeira conquista em nível sul-americano e descreveu como única a experiência de integrar a seleção brasileira. “É uma alegria gigantesca saber que você leva uma nação inteira para dentro dos tatames”, afirma.
Com um currículo consolidado, Fernando já acumula conquistas expressivas, como o topo do ranking estadual, o tetracampeonato dos Jogos Regionais, o título de campeão brasileiro e a terceira colocação em um campeonato mundial. Com a nova vitória, o carateca reforça que representar Sorocaba e o Brasil é a realização de um sonho, acompanhada de uma responsabilidade vivida com orgulho e alegria.
Além dos tatames
Fernando iniciou no karatê aos oito anos de idade e compete desde 2007. Sua entrada na seleção brasileira se deu em 2025, mesmo ano em que conquistou o título de campeão brasileiro. Atualmente, vive exclusivamente do esporte: além de atleta, atua como personal trainer, professor de karatê e especialista em treinamento e reabilitação física.
O sucesso nas competições conta com o apoio da empresa RSM Brasil, cujo patrocínio viabiliza a participação do atleta em grandes eventos e contribui para a manutenção de um alto nível de rendimento. Segundo Fernando, esse suporte é fundamental para a evolução contínua de sua carreira.
Seu principal objetivo é consolidar o reconhecimento no cenário nacional e internacional e, paralelamente, formar uma nova geração de atletas. Na academia XTeam Norte, em Sorocaba, onde leciona, ele coloca em prática esse propósito de vida.
Próximos desafios
Os próximos compromissos internacionais já estão definidos. Em abril, Fernando viaja para A Coruña, na Espanha, onde disputará a Série A do Karatê 1 WKF, um dos circuitos de mais alto nível técnico da modalidade. Em novembro, seguirá para Salzburg, na Áustria, para mais uma etapa do circuito mundial, além de manter o foco nas competições previstas no calendário nacional. (Gabrielle Wilhelm - Programa de estágio)