Vai para o TJDM
Árbitro relata agressão em partida entre Nova Esperança e América, pela Taça Cidade
O jogo entre Nova Esperança e América, pelo jogo de ida das quartas de final da Taça Cidade, a primeira divisão do Futebol Varzeano de Sorocaba, no domingo (2), terminou em 1 a 0 para o América, e com polêmica. O árbitro da partida, Bruno Muniz da Silva, relatou agressão e xingamentos de um jogador do América, que não aceitou a expulsão. O caso, segundo a Secretaria de Esportes de Sorocaba (Sequav), foi levado para o Tribunal de Justiça Desportiva do município (TJDM). A equipe envolvida, por sua vez, disse que não vai se pronunciar a respeito.
Tudo começou aos 20 minutos do segundo tempo, no campo da Vila Barão. Em disputa de bola, o jogador do Nova Esperança foi para o chão após um atleta do América o atingir com o objetivo de interceptar a jogada. Os jogadores das duas equipes foram em direção ao árbitro para reclamar, gerando confusão dentro de campo, com direito a empurra-empurra.
Na súmula, Bruno Muniz da Silva relata que expulsou diretamente Patrick Torelli Souza, do América, que veio em sua direção de forma ofensiva, empurrando-o com o peito e “na sequência, acerta uma cabeçada no meu rosto com intensidade baixa”. A situação piorou e, antes de sair do campo, levado pelos companheiros de equipe para o banco, Patrick teria xingado o árbitro, proferindo palavrões.
O jogo seguiu normalmente e, ao final, de acordo com o árbitro, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada, levando toda a arbitragem em segurança para seus respectivos veículos.
O que dizem os envolvidos
A situação foi descrita pelo Nova Esperança como grave, e pediu seriedade à Sequav, em nota oficial divulgada ontem (3). O clube afirmou confiar na atuação da pasta para adotar as medidas disciplinares cabíveis, com base na legalidade e na igualdade entre as equipes. A diretoria destacou ainda a importância do respeito à autoridade do árbitro e pediu que o julgamento do caso ocorra de forma imparcial, sem influência política ou econômica, em defesa da integridade e credibilidade do campeonato.
O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre as medidas a serem tomadas sobre o caso, que informou que a súmula já foi levada à Justiça Desportiva, “que analisará esse caso e tomará todas as medidas cabíveis”.
O América também foi procurado, mas a diretoria disse que “no momento não vamos comentar nada a respeito”.
Confira o relatório da arbitragem na íntegra:
“Eu, árbitro da partida, sr. Bruno Muniz da Silva, informo que aos 65 minutos do jogo expulsei diretamente o sr. Patrick Torelli Souza, nº 28 da equipe do América F.C., por desferir um soco no peito do seu adversário de nº 4, o sr. Gustavo H. de Souza Alves Melchior, na disputa de bola.
Após ser expulso, o mesmo vem em minha direção de forma ofensiva e me empurra com o peito e na sequência acerta uma cabeçada no meu rosto com intensidade baixa. O sr. Patrick Torelli Souza teve de ser contido por seus companheiros de equipe e ao sair de campo proferiu as seguintes palavras: ‘Você acabou com o jogo seu f**’.
Informo também que a GCM foi acionada e após o término da partida todos da equipe da arbitragem foram escoltados em segurança de dentro do campo até seus respectivos veículos.”
Jogos de ida tiveram confrontos equilibrados
Os jogos de ida da Taça Cidade, realizados no domingo (2) em vários campos da cidade, tiveram confrontos equilibrados. Em quatro partidas, foram oito gols marcados e nenhuma equipe irá com grande vantagem para os jogos de volta, marcados para o próximo domingo, dia 9.
Os únicos times que finalizaram com o placar favorável foram o América, que ganhou do Nova Esperança por 1 a 0 no Campo da Vila Barão. O resultado foi o mesmo no campo do Atlético Brasil, que deixou o Dálmatas à frente diante do Maria Eugênia. Gunhê e Jardim dos Estados, assim como Magnólia e Vila Helena, vão com mais emoção para o próximo confronto, visto que empataram em 2 a 2 na primeira parte das quartas. (T.M.)
RESULTADOS
Nova Esperança 0x1 América
Gunhê 2x2 Jardim dos Estados
Dálmatas 1x0 Maria Eugênia
Magnólia 1x1 Vila Helena