Planejamento já começou

Em meio à morosidade para definir se o São Bento será transformado em SAF, diretoria executiva já prepara elenco para a Série A2

Por Marcelo Macaus

Roni Zinkoski e Cadu Athayde: clube não quer repetir atrasos do passado e dá início aos trabalhos para a temporada 2026

O Conselho Deliberativo do São Bento se reuniu, na noite de terça-feira (16), na sala de administração do CT Humberto Reale, para tratar mais uma vez da transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Três grupos demonstraram interesse, mas o encontro terminou sem definição. Como as discussões devem se prolongar, a diretoria executiva decidiu iniciar desde já o planejamento para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2 de 2026.

O diretor de futebol profissional, Roni Zinkoski, admite que o clube já começou a receber indicações de jogadores — muitos sem custo, ressalta — e avalia estender a parceria com a ARF Sports, assessoria esportiva que participou da montagem do elenco e da comissão técnica na Copa Paulista 2025. “Estamos trabalhando independente de SAF”, afirma.

Por outro lado, ele considera importante que a definição sobre a SAF ocorra rapidamente para não comprometer o planejamento. “Se houver SAF, por exemplo, temos de ter tempo hábil para fazer a transição. Ao mesmo tempo, não podemos sair contratando atletas e técnico sem sabermos como as negociações vão ser encerradas.”

Roni lembra ainda que as tratativas com a Flashforward — empresa que chegou a demonstrar interesse em comprar o clube, mas sem avanço nas negociações — prejudicaram a formação do elenco da Série A2 deste ano e também do sub-20, que precisou montar uma equipe às pressas para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Para evitar novo contratempo, a diretoria executiva resolveu agir de forma independente. “Depois que uma das propostas [são três no total] passar pelo Conselho Deliberativo, ainda precisa ser levada à assembleia geral de sócios. Eu não posso esperar isso acontecer”, enfatiza Roni. “O planejamento para 2026 já está pronto.”

Na mesma linha, o diretor de marketing e comunicação do clube, Carlos Athayde, o Cadu, defende que o trabalho não pode parar. “É claro que a gente torce para que haja um desfecho feliz para o São Bento, mas não podemos interromper o planejamento, pois os dias passam muito rápido. O futebol é muito dinâmico e podemos perder jogadores”, avalia.

Fabiano fica?

A permanência do técnico Fabiano Carneiro em 2026 é vista com bons olhos pela diretoria. Para Roni Zinkoski, ele merece seguir no comando. “Ele apagou incêndio até agora. Merece começar um projeto”, diz. “Na minha opinião, o Fabiano será o técnico do São Bento na A2, mas eu não decido isso sozinho.”

E a reunião do Conselho?

Três nomes demonstraram interesse em adquirir o São Bento: José Carlos Brunoro, ex-CEO do Palmeiras e cofundador do Audax Osasco; Rodolfo Kussarev, fundador do Red Bull Bragantino; e Rodrigo Pastana, ex-superintendente de futebol do Guarani.

De acordo com nota divulgada ontem (17) pelo Conselho Deliberativo, os documentos referentes às propostas de SAF foram recebidos na sexta-feira (12). A análise do material, assim como a escolha de qual delas seguirá para a continuidade do processo, teve início na reunião da terça-feira (16).

“O trabalho foi bastante produtivo, porém não houve tempo hábil para que todos os pontos fossem tratados. Sendo assim, a reunião foi suspensa e sua continuidade marcada para a próxima segunda-feira, dia 22, com primeira chamada para as 19h”, informa a nota assinada pelo 2º secretário do Conselho Deliberativo, Érico Bueno.