Cada um em sua casa

São José consegue efeito suspensivo e enfrentará o São Bento no Estádio Martins Pereira

Por Thaís Marcolino

Diretoria da Águia do Vale reverte punição do TJD-SP e terá até torcida no jogo de volta das oitavas da Copa Paulista

O São José recorreu e vai disputar em seus domínios a partida de volta das oitavas de final da Copa Paulista, no dia 31, contra o São Bento. O clube obteve um efeito suspensivo contra as penalidades impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) da Federação Paulista de Futebol (FPF). Entre as punições estavam a perda de dois mandos de campo e uma multa de R$ 40 mil.

Nas redes sociais, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Marelli comunicou a reversão da pena e confirmou a presença de torcedores no Estádio Martins Pereira. Antes da decisão que concedeu o efeito suspensivo, o Cruzeiro do Sul questionou o técnico do São Bento, Fabiano Carneiro, sobre o impacto que a mudança de local teria para o time sorocabano. A resposta foi direta: a influência da torcida.

“O fato de o São José não contar com o apoio da sua torcida seria um fator significativo neste confronto. Eu, como ex-atleta, sei como é difícil jogar lá. Os torcedores lotam o estádio, são muito fanáticos. Acredito que, para o São Bento, a distância da viagem não faça tanta diferença, mas para o São José pode pesar”, afirma.

Entenda o caso

Em 3 de agosto, ainda pela primeira fase da Copa Paulista, ocorreu um tumulto após a vitória do São José sobre o Santo André por 3 a 1. Na ocasião, a delegação do clube do ABC alegou ter sido vítima de uma emboscada promovida pela torcida Mancha Azul, ligada ao São José.

Diante do ocorrido, o TJD-SP determinou inicialmente que o jogo entre São José e São Bento, no Estádio Martins Pereira, fosse realizado com portões fechados. Depois, o clube foi punido com a obrigação de mandar os dois compromissos seguintes longe de sua casa. As cidades de Suzano e Guaratinguetá chegaram a ser cogitadas como sedes alternativas.

As sanções foram fundamentadas no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que responsabiliza a entidade mandante por não adotar medidas adequadas para prevenir e reprimir desordens, invasões e o arremesso de objetos nas praças esportivas.

Com a concessão do efeito suspensivo, o São José poderá atuar com o apoio da torcida no dia 31 de agosto. Já o primeiro confronto entre as equipes está marcado para esta segunda-feira (25), às 20h, no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, em Sorocaba.

Os ingressos para essa partida estão à venda no site ingressosa.com e também nas lojas Loucos Por Futebol (rua da Penha, 496), KMF Baterias (rua Atanázio Soares, 1050) e HCL Tintas (avenida São Paulo, 358). Os valores partem de R$ 20.