São Bento pega o São José nas oitavas da Copa Paulista

O primeiro jogo será na próxima segunda-feira (25), no CIC; ingressos estão à venda

Por Thaís Marcolino

Camisa 9 do Bentão, Flávio Souza tenta se afastar da marcação: empate com sabor de vitória

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu as datas dos confrontos válidos pelas oitavas de final da Copa Paulista 2025. O São Bento estreia no mata-mata jogando em casa, no Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, às 20h da próxima segunda-feira (25). O adversário será o São José, que terá a vantagem de decidir em seus domínios, no dia 30 (sábado), em São José dos Campos. Os ingressos para a partida em Sorocaba estarão à venda a partir de desta terça-feira (19).

A tabela das oitavas foi montada com base no desempenho das equipes na primeira fase: o time de melhor campanha enfrenta o 16º colocado; o segundo encara o 15º, e assim por diante. O São José terminou a fase classificatória em segundo lugar, com 20 pontos. Já o São Bento avançou com a segunda pior campanha entre os classificados, somando 11 pontos, com duas vitórias, cinco empates e três derrotas. Um dado negativo da equipe sorocabana foi não ter vencido nenhum dos jogos em casa.

Preparação

O elenco do São Bento se reapresenta nesta quarta-feira (20) para iniciar a preparação visando as oitavas de final. Após folga no início da semana, o técnico Fabiano Carneiro já começou a projetar o confronto com o São José. “Agora é um novo campeonato. Vamos buscar a melhor estratégia e tenho certeza de que os atletas estarão 100% e confiantes para o mata-mata”, comenta o treinador.

O atacante Deivid também celebrou a classificação e demonstrou otimismo: “Feliz pela classificação. O trabalho interno é primordial e o São Bento não poderia ficar de fora do mata-mata. Agora é guerra. Todo respeito ao adversário, mas vamos buscar avançar e chegar à final”.

Alívio e emoção

A vaga do São Bento à próxima fase da Copa Paulista foi conquistada com emoção no sábado (16), após o empate por 1 a 1 com o Primavera, no CIC. O gol do Bentão foi marcado aos 45 minutos do segundo tempo, com uma bicicleta de Deivid que levantou a torcida.

Após o apito final, ainda emocionado, o atacante falou sobre o momento. “A sensação é de alívio, principalmente por ter ficado tanto tempo sem marcar — foram sete jogos seguidos. Em 19 anos de carreira, nunca fiz um gol assim. Quando o Léo [Léo Príncipe, lateral] cruzou, tentei dominar no peito para finalizar normal, mas a bola subiu. Aí pensei: ‘agora vou ter de virar bicicleta’, e deu certo. Um gol desses não se faz todo dia.”

O lance foi tão marcante que muitos, incluindo o técnico Fabiano Carneiro, chegaram a comparar com os gols dignos do Prêmio Puskás, oferecido pela Fifa às finalizações mais bonitas do futebol mundial. “A alegria no vestiário ao receber o Deivid com palmas mostra o quanto este time é unido. Todos ficaram felizes pela vitória pessoal dele, que também foi fundamental para a nossa classificação”, destaca o treinador.

Gramado ruim e ajustes táticos

Antes da festa, porém, houve tensão. O São Bento não apresentou um bom futebol durante o jogo, o que, segundo o técnico, foi agravado pelas péssimas condições do gramado do CIC. “A partida teve muitos confrontos e duelos físicos, e isso foi intensificado por algumas questões técnicas do gramado”, observa Fabiano Carneiro.

Outro desafio foi lidar com os desfalques. O Primavera abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, o que forçou o treinador a alterar o sistema tático. “Perdemos três laterais-esquerdos. Dentro do elenco, encontramos a solução com o Pedrinho saindo de ala e o Marcão atuando como zagueiro pelo lado”, explica.

Agora, com a vaga garantida, o São Bento volta a campo na próxima segunda, diante da torcida, tentando conquistar ua primeira vitória no CIC nesta edição da Copa Paulista e dar um passo importante rumo às quartas de final.

CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL

Sábado, dia 23
15h, em Araçatuba - Araçatuba x XV de Piracicaba
15h, em São Caetano do Sul - São Caetano x Grêmio Prudente
16h, em Bauru - Noroeste x União São João
19h, em Jundiaí - Paulista x Primavera

Domingo, dia 24
10h, em Franca - Francana x Monte Azul

Segunda-feira, dia 25
19h, em Osasco - Oeste x Portuguesa Santista
20h, em Sorocaba - São Bento x São José

Terça-feira, dia 26
15h, em Limeira - Inter de Limeira x Comercial


JOGOS DE VOLTA

Sexta-feira, dia 29
19h, em Araras - União São João x Noroeste

Sábado, dia 30
15h, em Santos - Portuguesa Santista x Oeste
16h, em São José dos Campos - São José x São Bento
16h, em Presidente Prudente - Grêmio Prudente x São Caetano
18h, em Piracicaba - XV de Piracicaba x Araçatuba

Domingo, dia 31
10h, em Monte Azul Paulista - Monte Azul x Francana
11h, em Campinas - Primavera x Paulista Campinas
Horário a definir, em Ribeirão Preto - Comercial x Inter de Limeira