Déficit de R$ 648 mil
Conselho Deliberativo estuda votar abertura de processo para apurar responsabilidades pelo rombo nas contas de 2024
O déficit do Esporte Clube São Bento, atualmente, é de R$ 648.592,98. A prestação de contas referente ao exercício de 2024 foi reprovada, em maio, pelo Conselho Deliberativo. Na ocasião, a diretoria executiva emitiu uma nota alegando surpresa com a decisão. O assunto, inclusive, pode entrar na pauta dos conselheiros que se encontram, na noite de hoje (14), no CT Humberto Reale.
Há quem defenda a abertura de um processo de responsabilização da diretoria executiva pelo déficit. Alguns conselheiros cobram explicações sobre o que teria causado o rombo nas contas do clube sorocabano. No entanto, entendem que não houve má-fé por parte da atual gestão. “Não há indícios de desvio de dinheiro. A conta não fecha porque a receita diminuiu com a perda de muitos patrocínios, por exemplo”, afirma um conselheiro, que pediu para não ter o nome revelado.
A diretoria executiva teria se comprometido a enviar um novo documento ao Conselho justificando o déficit, o que ainda não ocorreu. Por isso, os conselheiros querem analisar quais responsabilidades — cível e até mesmo criminal — podem recair sobre os atuais diretores. Se forem constatadas irregularidades, os membros da diretoria podem ficar inelegíveis por até dez anos.
A abertura de um processo de responsabilização é uma das medidas possíveis quando as contas são reprovadas. Outra possibilidade seria o impeachment da diretoria, atualmente presidida pelo empresário Almir Laurindo.
Nota da diretoria
Na ocasião da reprovação das contas referentes ao exercício de 2024, a diretoria executiva divulgou uma nota alegando surpresa e falta de fundamentação clara por parte do Conselho Deliberativo.
“Diante disso, será encaminhado ofício ao Conselho solicitando esclarecimentos formais sobre os pontos que motivaram a reprovação. Caso constatadas eventuais inconsistências, a diretoria se compromete a realizar os ajustes necessários, sempre com transparência e responsabilidade”, afirma o documento.
A nota também reforça que a atual gestão está “empenhada em honrar rigorosamente seus compromissos financeiros — inclusive os provenientes de gestões anteriores — com seriedade e compromisso institucional”.
O balanço completo pode ser conferido em: https://www.ecsaobento. com.br/arquivos/BALANCO20DRE%202024%20ASSINADO%20MANUAL.pdf
ATUAL DIRETORIA
Presidente
Almir Laurindo (presidente)
Vice-presidente
Florisio Viana Barbosa
Diretor de futebol
Ronomarcos Zinkoski
Diretor financeiro
Edson Oliveira
Diretor administrativo
Augusto Cesar Joaquim
Diretor de patrimônio
Kaio Dorta
Diretor de marketing
Rodrigo Morato Castanho
Diretor de esportes amadores
Carlos Augusto Athayde
Diretor social
Bruno Resta Neto
Diretor jurídico
Cássio José Moron
Diretor comercial
José Abrão Filho
Vice-diretor social
Gabriel Gudjenian
Fonte: www.ecsaobento.com.br