São Bento tem só mais duas chances para avançar na Copa Paulista

Se quiser seguir com chances de classificação à próxima fase, o Azulão tem de ganhar do Guarani B

Por Thaís Marcolino

Atacante Lauder em cobrança de pênalti para o time sorocabano: esperança de conquistar a vaga

Faltam apenas dois jogos para definir o destino do São Bento na Copa Paulista 2025: ou avança para o mata-mata ou fica pelo caminho no Grupo 3 e encerra os compromissos da temporada 2025. O próximo jogo será na noite de segunda-feira (11), contra o Guarani B, em Campinas, e vencer é essencial para chegar à última rodada com chances de classificação à próxima fase.

O Guarani B está em quarto lugar no Grupo 3 com sete pontos. Com a mesma pontuação, mas em quinto, está o São Bento. Portanto, o jogo do dia 11 é um confronto direto em que só a vitória interessa para ambas as equipes. Se empatar, o São Bento vai para o tudo ou nada contra o Primavera — atual líder — em 16 de agosto (um sábado). Agora, se perder em Campinas, encerra a participação no campeonato por ter uma vitória a menos que o adversário e não ter mais rodada hábil para tirar a diferença.

O técnico Fabiano Carneiro sabe que o jogo frente ao Guarani B não será fácil. Mesmo ainda digerindo o empate com o Rio Branco por 2 a 2, na oitava rodada, realizada na noite de segunda-feira (4), no CIC, ele adiantou que pensará em algo para surpreender o adversário.

Se tivesse vencido o time de Americana, em Sorocaba, o São Bento iria para Campinas com uma certa vantagem e aliviaria toda a tensão que envolve as últimas rodadas. “O empate [se referindo ao resultado diante do Rio Branco] só aumentou a vontade de ganharmos deles [do Guarani B] lá. Vamos honrar a nossa camisa”, acrescenta o atacante Lauder.

Desempenho

O desempenho do São Bento é um dos piores na Copa Paulista. Em oito rodadas, não conseguiu vencer nenhuma partida no CIC. O único triunfo foi diante do Rio Branco, na terceira rodada, em Americana. A equipe de Sorocaba empatou quatro vezes e perdeu outras três. Sob o comando de Dyego Coelho — foi o técnico até a sétima rodada — os jogadores marcaram sete gols e levaram outros dez. Já na gestão Fabiano Carneiro (jogo passado), tomaram dois e levaram dois.

O Grupo 3

Apenas o Primavera e o XV de Piracicaba estão tranquilos para os dois últimos jogos da fase de grupos da Copa Paulista. As duas equipes têm 18 pontos, na liderança e vice, respectivamente, e já garantiram matematicamente a ida à próxima fase. Fecham o G-4 o Paulista (dez pontos) e o Guarani (sete). Entretanto, a depender dos próximos resultados, o terceiro e quarto lugares podem ser alterados. Completam o grupo o São Bento e o Rio Branco, ambos fora da zona de classificação.