Morre Estanislau Machado, ex-lutador de boxe e GCM de Sorocaba, aos 66 anos
A causa do óbito não foi informada; sepultamento será na quinta-feira (31), em Alumínio
O ex-lutador de boxe e guarda civil municipal de Sorocaba, Estanislau Machado, morreu na madrugada desta quarta-feira (30), aos 66 anos. A causa da morte não foi confirmada.
Apaixonado por esportes, especialmente o boxe, Estanislau marcou seu nome no cenário esportivo sorocabano ao disputar os Jogos Abertos do Interior durante a década de 1980, conquistando medalhas e reconhecimento. Ele é considerado um dos precursores de uma nova geração do pugilismo na cidade.
“Foi uma pessoa em quem me espelhei muito, um verdadeiro incentivador do boxe sorocabano”, comentou o atleta Lucas França, que teve a oportunidade de treinar com o veterano.
Mesmo após se afastar dos ringues para se dedicar à carreira na Guarda Civil Municipal — onde atuou por mais de três décadas — Estanislau nunca deixou de acompanhar de perto o esporte que tanto amava. Presença frequente em eventos da modalidade, cultivou amizades e deixou seu legado dentro e fora do boxe. “Quem o conheceu sabe que o Estanislau foi um dos mitos da história de Sorocaba. Fará falta”, lamentou o repórter e ex-atleta, Daniel Marcio Maciel.
Na GCM, onde ingressou em 1992, Estanislau desempenhou diversas funções ao longo de 31 anos de serviço. Atuou em setores como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e integrou por um longo período a equipe de segurança do Terminal Santo Antônio. Aposentou-se em julho de 2023.
Estanislau deixa a esposa. O sepultamento está marcado para esta quinta-feira (31), às 11h, no Cemitério Municipal de Alumínio.