Arte de mudar vidas

Projeto social de jiu-jítsu atende mais de cem crianças em Sorocaba

Por Thaís Marcolino

Paratleta Valdir Xavier, que conquistou vários títulos, é um dos mantenedores da iniciativa

O jiu-jítsu é uma arte marcial milenar conhecida como arte suave. No entanto, ela também é capaz de mudar realidades, independente da idade que se tenha. Em Sorocaba, um projeto social na zona norte ensina muito mais do que a parte técnica. Crianças, adolescentes e adultos têm a chance de desenvolverem outras habilidades, como o comportamento. Um dos instrutores do projeto é o paratleta Valdir Xavier, 49 anos, que também sentiu na pele o empurrão que a modalidade é capaz de provocar.

Atualmente, o projeto tem cerca de 130 crianças participando. A matriz é no bairro Nova Sorocaba, mas com o tempo, outras pessoas foram se interessando e os ensinamentos chegaram aos moradores do Altos do Ipanema e do Parque das Laranjeiras. O projeto social se chama Pulmão de Aço e teve início em 2016 com o professor Luciano Custódio, que tem apenas 3% da visão. No ano seguinte, Valdir — com perda total dos movimentos do braço esquerdo — passou a fazer parte.

“É uma troca de experiências entre eles [os alunos]. Também estou sempre em contato com o Luciano e falando sobre as crianças. Tanto para Luciano como para mim é uma paixão esse projeto social, porque sabemos que faz a diferença real na vida de quem participa”, comenta Valdir.

De acordo com o paratleta, a motivação em dar aulas é porque o mundo hoje — incluindo as crianças — está cheio de conflitos e apresentar a arte suave a elas é a chance de mudar uma vida, visto que percebe que a modalidade tem unido pais e filhos cada vez mais.

“O acesso ao esporte vem fazendo a diferença na vida deles [dos participantes] e também na minha. Nossas crianças vão para os campeonatos e se saem muito bem, voltam com medalhas no peito. Tudo isso é uma verdadeira transformação que perdura para sempre. Quem entra fazer parte da família Pulmão de Aço no automático é mudada com o respeito, carinho, amor e a disciplina”, explica.

As aulas com as crianças são realizadas todas as terças e quintas-feiras à noite. Para participar não é necessário pagar nada, mas para permanecer no projeto é preciso que o aluno esteja regularmente matriculado na escola e obter boas notas. Tal desempenho também auxilia para o entendimento que a disciplina na modalidade exige. Já para os adultos, os ensinamentos são de segunda e quarta-feira.

Para outras informações sobre o projeto, basta entrar em contato pelas redes sociais: @ct.pulmaodeacobjj.

Em busca do sétimo pódio do ano

Enquanto ensina o jiu-jítsu no projeto social, Valdir segue conquistando títulos nas mais diversas competições. Neste domingo (20), por exemplo, na 2ª Copa Rocian Gracie Jr, entra no tatame em busca da sétima medalha no ano. A competição será realizada em Sorocaba.

As outras conquistas no primeiro semestre de 2025 foram: Mundial (1º lugar), Paulista (2º lugar), Open (1º lugar), Arnold (1º lugar), Sul-Americano (1º lugar) e Brasileiro (1º lugar). Todas foram disputadas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Ainda em julho, o paratleta tenta, nos dias 26 e 27, o Internacional, que também será realizado em São Paulo. “Depois vem o Pan-Americano e tantos outros. Sou um competidor. Onde tiver campeonatos, estou indo. Eu sou o primeiro PcD no jiu-jítsu a representar Sorocaba e isso significa muito para mim”, comenta o atleta de 49 anos, que possui mais de 50 títulos no currículo, incluindo o prestigiado Brasileiro da CBJJE.

Com tantos pódios na carreira, é difícil para Valdir elencar o mais importante, sobretudo porque o jiu-jítsu transformou a vida do, até então, aposentado. Ele levou os filhos para conhecer a modalidade, fez uma aula junto e nem os pequenos como ele pararam depois disso. “Mas a medalha mais significativa foi a primeira na minha carreira, conquistada pela Copa Pulmão de Aço, onde hoje faço parte”, relata.

O amor pelo jiu-jítsu é grande, mas esta não é a única paixão na vida esportiva de Valdir. O atleta também é faixa preta 1º dan em hapkido, a arte coreana voltada à defesa pessoal. (T.M.)


ESP | Nota