Diogo Jota morre em acidente na Espanha e futebol mundial lamenta

Por Cruzeiro do Sul

Antes do UEFA Women’s, em Portugal, jogador recebe homenagem da torcida

O atacante português Diogo Jota, 28 anos, morreu na madrugada de ontem (3) em um acidente de carro no norte da Espanha, próximo à cidade de Zamora. Seu irmão, André Silva, 25, também faleceu. Segundo a Guarda Civil espanhola, o veículo — um Lamborghini — saiu da pista e pegou fogo após o estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Os dois morreram no local.

Diogo Jota defendia o Liverpool desde 2020, com o qual conquistou títulos como a Premier League, a FA Cup e a League Cup. Pela seleção portuguesa, disputou 49 jogos e marcou 14 gols, sendo bicampeão da Uefa Nations League.

A tragédia gerou grande comoção no futebol mundial. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que Jota “teve uma carreira fantástica e muitos anos promissores à frente”. Já o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, recordou a recente entrega de medalha ao jogador na final da Nations League, há três semanas. A CBF, por meio de Samir Xaud, também lamentou: “Estamos todos consternados. Uma tragédia que nos comove profundamente.”

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o profissionalismo e a dedicação do atleta. Nas redes sociais, Cristiano Ronaldo escreveu: “Descansem em paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta.”

O Liverpool, em nota oficial, declarou estar “devastado” com a perda de Jota, que marcou 65 gols em 182 jogos pelos Reds. Clubes brasileiros como Corinthians, Palmeiras e Fluminense também prestaram solidariedade.

Jota havia oficializado o casamento há poucos dias e deixa esposa e três filhos, um deles bebê. (Com informação da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo)