Confrontos do JES começam pela categoria infanto
Ao todo, 10 mil Inscritos de 51 escolas de Sorocaba disputam nas 11 modalidades
Alunos de escolas particulares, municipais e estaduais de Sorocaba têm a experiência, a partir de hoje (29), de participar de uma das competições mais tradicionais da cidade: os Jogos Escolares de Sorocaba (JES). São 11 modalidades e mais de dez mil inscritos.
A cerimônia de abertura foi realizada ontem (28), no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, e reuniu representantes das 51 escolas participantes. Entre eles, alunos e professores das duas unidades do Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que mantém também o Cruzeiro do Sul.
As gêmeas Maria Eduarda e Rafaella Pinho Ortiz, 15 anos, vão integrar a equipe de vôlei e estão ansiosas. “A expectativa é ganhar, claro. Nosso time é entrosado, mesmo cada um treinando separado. No final, somos uma unidade e temos um time bom”, conta Rafaella.
O esporte já está na veia da família. A escolha pelo vôlei para a quarta participação da dupla veio pela mãe, que já jogava a modalidade. “Participamos do JES pela primeira vez em 2022, não paramos mais e já disputamos no handebol também”, conta Maria Eduarda. “A competição ajuda no convívio com outras pessoas, a respeitar e a entender o que significa o verdadeiro significado de time”, complementa a jovem que, assim como irmã, estuda na unidade do Politécnico do Alto da Boa Vista.
A dupla acompanhou a solenidade, que contou com o desfile das delegações — que este ano teve aumento de escolas públicas —, apresentações das atletas da Ginástica Rítmica de Sorocaba (Agir) e uma coreografia de danças urbanas.
Maria Helena Santos Ramos, 17, não vai disputar nenhuma modalidade esportiva, mas compôs a delegação da unidade Centro do Politécnico reafirmando também o importante papel da torcida. “Sou mais do time das exatas, mas acho muito legal a proposta do JES, a festa que foi feita hoje [ontem] aqui e acompanho sempre que o horário permite os jogos. Gosto mais de vôlei e de futebol”, conta a estudante do terceiro ano do ensino médio.
Um dos momentos mais emblemáticos de uma cerimônia de abertura esportiva é o acendimento da pira olímpica. Neste ano, a missão ficou com Caio Albino Gato, 16, do COC Santa Rosália. Ao Cruzeiro ele, que representará a escola nas modalidades handebol e queimada, frisou que era uma alegria ter sido escolhido.
O juramento, que abordou o respeito e o espírito de fair play, foi lido por Gabriel Rubinato, da Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida.
As disputas da categoria infanto, voltada a alunos nascidos entre 2007 e 2009, terão início hoje (29). As demais categorias serão no segundo semestre. A competição conta com quatro categorias: pré-mirim (nascidos em 2015), mirim (nascidos em 2013 e 2014), infantil (nascidos em 2011 e 2012) e infanto (nascidos entre 2008 e 2010).
Os JES 2025 são realizados pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) de Sorocaba, com patrocínio do McDonald’s e do Centro Universitário Facens, representados na cerimônia pelo presidente do Grupo Nutri, Carlos Costa, e pelo coordenador de ambientes de aprendizagem, Francisco Carvalho Neto, respectivamente. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), o secretário de Esportes, Vitor Mosca, bem como representantes do Legislativo marcaram presença na solenidade.