Confrontos do JES começam pela categoria infanto

Ao todo, 10 mil Inscritos de 51 escolas de Sorocaba disputam nas 11 modalidades

Por Thaís Marcolino

Atletas da Ginástica Rítmica de Sorocaba (Agir) em apresentação: 11 modalidades em disputa

Alunos de escolas particulares, municipais e estaduais de Sorocaba têm a experiência, a partir de hoje (29), de participar de uma das competições mais tradicionais da cidade: os Jogos Escolares de Sorocaba (JES). São 11 modalidades e mais de dez mil inscritos.

A cerimônia de abertura foi realizada ontem (28), no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, e reuniu representantes das 51 escolas participantes. Entre eles, alunos e professores das duas unidades do Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que mantém também o Cruzeiro do Sul.

As gêmeas Maria Eduarda e Rafaella Pinho Ortiz, 15 anos, vão integrar a equipe de vôlei e estão ansiosas. “A expectativa é ganhar, claro. Nosso time é entrosado, mesmo cada um treinando separado. No final, somos uma unidade e temos um time bom”, conta Rafaella.

O esporte já está na veia da família. A escolha pelo vôlei para a quarta participação da dupla veio pela mãe, que já jogava a modalidade. “Participamos do JES pela primeira vez em 2022, não paramos mais e já disputamos no handebol também”, conta Maria Eduarda. “A competição ajuda no convívio com outras pessoas, a respeitar e a entender o que significa o verdadeiro significado de time”, complementa a jovem que, assim como irmã, estuda na unidade do Politécnico do Alto da Boa Vista.

A dupla acompanhou a solenidade, que contou com o desfile das delegações — que este ano teve aumento de escolas públicas —, apresentações das atletas da Ginástica Rítmica de Sorocaba (Agir) e uma coreografia de danças urbanas.

Maria Helena Santos Ramos, 17, não vai disputar nenhuma modalidade esportiva, mas compôs a delegação da unidade Centro do Politécnico reafirmando também o importante papel da torcida. “Sou mais do time das exatas, mas acho muito legal a proposta do JES, a festa que foi feita hoje [ontem] aqui e acompanho sempre que o horário permite os jogos. Gosto mais de vôlei e de futebol”, conta a estudante do terceiro ano do ensino médio.

Um dos momentos mais emblemáticos de uma cerimônia de abertura esportiva é o acendimento da pira olímpica. Neste ano, a missão ficou com Caio Albino Gato, 16, do COC Santa Rosália. Ao Cruzeiro ele, que representará a escola nas modalidades handebol e queimada, frisou que era uma alegria ter sido escolhido.

O juramento, que abordou o respeito e o espírito de fair play, foi lido por Gabriel Rubinato, da Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida.

As disputas da categoria infanto, voltada a alunos nascidos entre 2007 e 2009, terão início hoje (29). As demais categorias serão no segundo semestre. A competição conta com quatro categorias: pré-mirim (nascidos em 2015), mirim (nascidos em 2013 e 2014), infantil (nascidos em 2011 e 2012) e infanto (nascidos entre 2008 e 2010).

Os JES 2025 são realizados pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) de Sorocaba, com patrocínio do McDonald’s e do Centro Universitário Facens, representados na cerimônia pelo presidente do Grupo Nutri, Carlos Costa, e pelo coordenador de ambientes de aprendizagem, Francisco Carvalho Neto, respectivamente. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), o secretário de Esportes, Vitor Mosca, bem como representantes do Legislativo marcaram presença na solenidade.