Buscar no Cruzeiro

Buscar

Azulão

Sinal de alerta

Ataque do time sorocabano está entre os que menos marca gols nas três divisões do Paulistão

03 de Fevereiro de 2025 às 22:13
Thaís Marcolino [email protected]
Rafael chega para ajudar São Bento a fazer gols
Rafael chega para ajudar São Bento a fazer gols (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Seis rodadas do Campeonato Paulista Série A2 passaram e o saldo apresentado pelo São Bento não é dos melhores. Das três divisões do torneio, o ataque beneditino é o pior com apenas um gol marcado até agora. O detentor do feito é Matheus Chaves, que marcou contra o Grêmio Prudente, única agremiação batida pelo Azulão. A situação liga o alerta para as partidas seguintes, que precisam ser convertidas em vitórias para o clube de Sorocaba conseguir subir e ficar entre os oito primeiros, classificando-se para a segunda fase.

Ao final do último jogo - e derrota por 1 a 0 - contra o Taubaté, Roberto Fonseca disse que às vezes pode ocorrer certas desculpas, de que quatro jogos foram fora, mas que nada disso ameniza a situação, tampouco para o torcedor, direção e até comissão. “O que realmente temos de fazer é remodelar algumas coisas, reagir e buscar na competição o resultado. É isso que nós precisamos”, refletiu o treinador.

A reação “da frente” pode vir com o mais novo membro da equipe. Ontem (3) à noite, o São Bento anunciou a chegada de um atacante: Rafael Silva. Aos 34 anos, o atleta fez base na Portuguesa e tem o Ituano, Guarani, Bragantino, Vasco e Cruzeiro no currículo nacional. Fora do País, tem experiência em Portugal, Emirados Árabes, China, Bolívia e Indonésia.

Perto da zona da degola

O Paulista A2 é um campeonato competitivo e, neste ano, os resultados estão cada vez mais embolados. Se ganha, fica em uma situação e próximo ao G8, se perde, a zona de rebaixamento vira amiga. O São Bento já enfrentou esse sobe e desce, mas nos últimos resultados a parte de baixo da tabela tem sido uma companheira fiel.

Agora o Azulão está em 13º com 5 pontos, duas posições acima dos que serão rebaixados. Na A2, as equipes que terminarem o campeonato nas 15ª e 16ª posições são rebaixadas para a A3. No momento, Santo André e Portuguesa Santista ocupam a vaga com quatro pontos cada.

O último que ganharia a vaga nas oitavas agora é o Ituano, posicionado em 8º com nove pontos. O líder, XV de Piracicaba, tem 16.

Fonseca fica?

2025 é o segundo ano consecutivo de Fonseca à frente do São Bento. A campanha anterior foi muito boa perto da de agora. A primeira fase terminou com o Azulão em primeiro, com 32 pontos. Em 15 jogos, foram nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Foram 27 gols marcados.

Apesar da disparidade entre os resultados de um ano a outro e a possibilidade de o treinador não continuar no comando, o presidente Almir Laurindo afirmou que “estamos fechados com a comissão técnica e atletas focados no próximo jogo para buscar a vitória”.

“Com bronca”

A torcida está, de fato, com “bronca” da equipe. Nas publicações do Cruzeiro do Sul em que o Bentão é assunto, os torcedores fazem questão de demonstrar a insatisfação com o grupo. Opiniões de que “só a Saf (Sociedade Anônima do Futebol), em que o clube está em tratativas salva”, “infelizmente não vai classificar entre os 8” e “time sem vergonha”, são frequentes.

Mas há também quem não abandona o centenário sorocabano e acredite na agremiação. “Só nos resta apoiar até o fim. Eu acredito”, disse Luiz Carlos Dini Rodrigues. O apoio também veio de Tércio da Silva, que opinou que o momento está difícil, mas que “torço para melhorar e ganha na próxima”.

E é da torcida que o São Bento precisa para tentar reverter a situação apresentada até agora, opina Fonseca. Os próximos dois jogos são com mando beneditino e o técnico quer ver as arquibancadas apoiando o time. “Nós precisamos desse torcedor. Aquele que vai com a camisa, aquele que incentiva, aquele que grita”, finalizou o treinador.