Sorocabano representa o Brasil no Mundial Escolar de Natação

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Kauã Mansano Assencio, 17 anos, compete hoje na prova dos 200m livres

Morador da Vila Haro, bairro da zona leste de Sorocaba, o jovem Kauã Mansano Assencio, 17 anos, é um dos representantes do Brasil no Mundial Escolar Gymnasiade Sub-18 de Paranatação. A competição está sendo realizada em Manama, Bahrein, Oriente Médio, e ele vai disputar três provas.

Kauã, que está acompanhado de outros atletas selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, cai na piscina hoje (25) para participar da prova dos 200 metros nado livre. Na segunda-feira (28), compete nos 50m borboleta e na terça (29) nos 50m livres.

O jovem sorocabano foi diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) — distúrbio cerebral que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade — aos 7 anos. Começou a nadar por orientação médica para controlar a hiperatividade e foi justamente durante as aulas que descobriu um talento especial para a modalidade.

Passou a competir em 2019, mas a trajetória foi interrompida, dois anos depois, por causa da pandemia de Covid-19. No entanto, encontrou uma nova oportunidade no projeto desenvolvido pela Sociedade Esportiva Aquática Sorocaba (Seas).

Apresentado à paranatação brasileira, com empenho e talento, Kauã foi convidado a treinar no Nauru, equipe de competição de esporte paralímpico com sede em Indaiatuba, São Paulo. Agora, está focado em representar bem o Brasil no Mundial Escolar Gymnasiade Sub-18.

O evento

Os Jogos Mundiais Escolares ou ISF Gymnasiade teve início na quarta-feira (23) e segue até o dia 31. O evento é organizado pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF, na sigla em inglês) e tem como objetivo promover o esporte escolar.