Paris 2024
Rebeca conquista corações
Ginasta brasileira leva ouro no solo e é reverenciada no pódio
O dia 5 de agosto de 2024 vai entrar para a história do esporte brasileiro. Com uma atuação praticamente perfeita, Rebeca Andrade superou a americana Simone Biles e conquistou ontem (5) o inédito ouro no solo na Olimpíada de Paris-2024. Trata-se do segundo título olímpico da carreira da ginasta de 25 anos.
Rebeca foi a segunda a se apresentar e recebeu a nota de 14,166 dos juízes. Favorita ao ouro e principal ameaça, Simone Biles cometeu dois erros em sua apresentação, com duas saídas do tablado. Ela sofreu penalização e ficou com a prata, com 14,133. O bronze também ficou com os Estados Unidos, com Jordan Chiles, com 13,766.
As duas ginastas chegaram na final do solo após decepcionarem na trave. Candidatas ao ouro, Rebeca e Biles não conquistaram medalhas, ficando em 4º e 5º lugar, respectivamente. A nota da brasileira surpreendeu porque foi uma das poucas que não caiu da trave.
Rebeca se tornou a maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos ao conquistar o ouro na final do solo na Olimpíada de Paris-2024. A atleta de 25 anos conquistou sua sexta medalha olímpica, sendo a quarta somente na capital francesa. Além disso, bateu o recorde de pódios numa mesma edição olímpica. Em Paris-2024, Rebeca tem agora quatro pódios. Ela havia sido bronze por equipes e prata no individual geral e também no salto.
Simone Biles explicou por que ela e Jordan Chiles se abaixaram para reverenciar Rebeca Andrade quando a brasileira celebrava, no degrau mais alto do pódio, a medalha de ouro no solo da ginástica artística.
A cena resultou em uma foto icônica, considerada, por ora, uma das mais simbólicas da Olimpíada de Paris-2024. Elas se abaixaram para dar protagonismo à ginasta do Brasil, que ergueu os braços aos céus. Depois as três deram as mãos.
“Primeiro que foi um pódio todo com mulheres pretas, então foi superemocionante para nós”, afirmou Biles. “Então Jordan estava tipo: ‘deveríamos nos curvar a ela?’. Então nós pensamos: ‘vamos fazer isso agora?’ E foi por isso que fizemos”, disse Biles. (Estadão Conteúdo)