Futebol
Santos tenta superar histórico recente ruim
Após terminar a temporada 2023 sob o sabor amargo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Santos inicia um novo capítulo da sua história em busca da redenção e da volta aos bons tempos. E o primeiro passo vai ser dado hoje (20), às 18h, diante do Botafogo, em Ribeirão Preto, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Sob o comando do presidente Marcelo Teixeira, o Santos vive uma realidade voltada para a disputa da Série B do Nacional, de orçamento mais enxuto. O técnico Fábio Carille aposta na experiência de alguns atletas, como os recém-contratados Gil e Giuliano, além de Diego Pituca. Remanescentes, o goleiro João Paulo e o volante Rincón tentam liderar a equipe.
Outro desafio é mudar o retrospecto recente no Paulistão. Nos últimos três anos, o Peixe sequer passou da primeira fase: em 2021 e 2023, a briga foi contra o rebaixamento. Antes, em 2020, passou da etapa de grupos, mas caiu nas quartas de final para a Ponte Preta.
No Botafogo, a maior novidade está no treinador português Paulo Gomes. Com passagem por clubes de Luxemburgo, ele também trabalhou na Arábia Saudita e foi campeão da temporada 2021/2022 comandando o Al Khalejj FC. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
BOTAFOGO-SP X SANTOS
Botafogo-SP - João Carlos; Thassio, Lucas Dias, Schappo e Patrick Brey; Filipe Soutto, Matheus Barbosa e Leandro Maciel; Douglas Baggio, Leandro Pereira e Toró. Técnico: Paulo Gomes
Santos - João Paulo; Aderlan, Joaquim, Gil e Felipe Jonatan; Rincón, Diego Pituca e Giuliano; Cazares, Furch e Guilherme. Técnico: Fábio Carille
Árbitro - João Vitor Gobi (SP)
Horário - 18h
Local - Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)