Sacudindo a poeira
Eliminado no Paulistão, Santos joga com o Iguatu na Copa do Brasil
Eliminado do Paulistão após uma dolorosa derrota por 3 a 0 para o Ituano, que motivou até um pedido de desculpas do técnico Odair Hellmann, o Santos vive uma realidade bem diferente dos rivais. Enquanto os times da Capital se preparam para as quartas do Paulistão, o alvinegro praiano vai a campo hoje (9), na Vila Belmiro, onde recebe o Iguatu-CE, às 21h30, em jogo único da segunda fase da Copa do Brasil. A missão continua sendo aplacar uma crise que parece interminável.
Diferentemente da fase anterior, na qual o empate classificava a equipe visitante, a igualdade no placar levará a decisão aos pênaltis. O Santos é o mandante por definição do sorteio realizado na sede da CBF antes do início do campeonato, mas não poderá contar com o apoio de sua torcida, pois cumpre punição pela invasão de gramado protagonizada por torcedores santistas nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano passado, contra o Corinthians.
O sentimento que prevalecer ao apito final do jogo irá se estender por quase um mês. A próxima data com possível compromisso do time é dia 5 de abril, para quando está prevista a estreia do time na Copa Sul-Americana. A terceira fase da Copa do Brasil está programada para a semana do dia 12 de abril e o início do Brasileirão para a semana do dia 16 do mesmo mês.
Uma derrota contra o Iguatu fará crescer a pressão sobre Hellmann, embora ele tenha sido bancado no cargo pelo coordenador técnico Paulo Roberto Falcão depois da decepção diante do Ituano. Mais uma vez, o treinador santista terá de lidar com desfalques. O atacante Mendoza, titular em 11 dos 13 jogos disputados pelo time neste ano, sofreu uma lesão muscular moderada no bíceps femoral e o zagueiro Joaquim, que chegou na última leva de reforços e ganhou espaço rapidamente, está tratando uma lesão ligamentar medial no tornozelo direito.
Já o atacante Ângelo, recuperado de um edema muscular na coxa esquerda, voltou a treinar ontem, e pode ficar ao menos no banco de reservas. A vaga no ataque pela ausência de Mendoza deve ser preenchida por Lucas Braga, enquanto Eduardo Bauermann deve formar a dupla de zaga com Maicon.
O Iguatu deixou a cidade de mesmo nome, no Ceará, na segunda-feira, com muita festa da torcida. Disputando a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, o time fundado em 2010 superou o América de Natal por 1 a 0 na primeira fase. Na disputa do Campeonato Cearense, está invicto há seis jogos e se prepara para duelar com o Ceará nas semifinais.
“Temos feito uma temporada muito boa. Isso tudo é fruto de um grande trabalho que todos têm feito. Sabemos que o jogo contra o Santos será muito difícil, vamos enfrentar um gigante do futebol brasileiro. Respeitamos muito o Santos, mas o nosso foco e objetivo é conquistar essa classificação e seguir fazendo história”, afirmou o meia Pedrinho.
SANTOS X IGUATU-CE
Santos - João Paulo; João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Lucas Barbosa, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann
Iguatu-CE - Marcelo; Talisson Calcinha, Regineldo, Max Oliveira e Wender (Júlio ou João Antônio); Guidio, Dedeco e Thiaguinho; Pedrinho, Luís Soares e Caxito. Técnico: Washington Luiz
Árbitro - Wilton Pereira Sampaio (GO)
Horário - 21h30
Local - Vila Belmiro, em Santos
JOGOS DA 2ª FASE
Quinta-feira (9)
19h00 - Náutico-PE x Vila Nova-GO
20h00 - Botafogo-SP x São Raimundo-RR
21h30 - Santos x Iguatu-CE
Quarta-feira (8)
Camboriú-SC 0 x 1 Bahia-BA
Remo-PA 2 x 1 São Luiz-RS
Tombense-MG 1 x 0 Retrô-PE
Sacudindo a poeira