Lenda da bocha e do futebol vira livro

Com 26 capítulos e 300 páginas, a obra revela 341 imagens, muitas delas reportagens de jornal

Por Cruzeiro do Sul

Marcelo Gazolli (esq.) é o biógrafo de "Zé do Salto"

Será lançada no sábado (28), em Sorocaba, a fotobiografia “Zé, do Salto e do Bar, da bocha e do futebol”, obra do advogado e professor santista Marcelo Henrique Gazolli Veronez que revela um dos currículos mais vencedores da bocha brasileira: de José Mazzer, ou Zé do Salto, como é conhecido o esportista de 74 anos em referência ao município em que vive desde adolescente. O evento será às 14h, na Associação Atlética Santa Rita (rua José Antão, nº 236, Vila Santana).

Com 26 capítulos e 300 páginas, a obra revela 341 imagens, muitas delas reportagens de jornal -- inclusive do Cruzeiro do Sul -- e pôsteres de equipes vencedoras recuperados pelo autor para eternizar o período áureo da bocha paulista.

Além de elencar os feitos na cancha entre 1960 e 2022, que são muitos -- nove campeonatos brasileiros, oito Jogos Abertos do Interior, 14 Jogos Regionais, 29 estaduais e mais de 30 municipais/regionais --, o livro também mergulha na essência desse esporte trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos e que tornou-se uma manifestação cultural.

São resgatadas, por exemplo, a participação na primeira Taça Brasil de Clubes, disputada no Rio de Janeiro, em 1970, pelo XII de Outubro de Itu; conquistas da Cerâmica Sabioni, equipe de Sorocaba que ganhou sucessivos campeonatos estaduais e os dois primeiros Jogos Regionais e Abertos do Interior da modalidade, em 1992 e 1993.

No mundo do futebol, José Mazzer ficou conhecido como Zé do Bar, alusão ao comércio adquirido pelo pai em Salto tão logo a família chegou de Tietê. Iniciou a carreira como amador e com o passar do tempo se tornou atleta profissional, com muitos gols e reconhecimento da imprensa local.

O livro pode ser adquirido pelo WhatsApp (13) 99709-5172, pelo preço de R$ 58 mais custos de envio. (Da Redação)